ECONOMIA
Anunciante
OPORTUNIDADE
Araçatuba abre inscrições para nova turma da Feira do Produtor Rural

Programa é realizado em parceria entre SIRAN, SENAR e Prefeitura, e ensina pequenos agricultores

Anunciante

Preparar o pequeno produtor para comercializar a sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural. Este é o objetivo do programa Feira do Produtor Rural, que será promovido em Araçatuba (SP), por meio de uma parceria entre o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura.

Neste sábado (13), foi realizado no auditório do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, um seminário de sensibilização direcionado aos produtores rurais interessados em participar do programa. Cerda de 20 agricultores participaram. A capacitação é dividida em oito módulos, nos quais são debatidas normas e procedimentos para a organização do ambiente da feira e a venda de produtos, a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como o planejamento da produção, as boas práticas de fabricação de alimentos, as técnicas de comercialização, exposição de produtos e gestão do negócio.

A duração do programa é de oito meses, e as aulas ocorrerão a cada 15 dias, duas vezes por semana. Ao final do Programa, os participantes participam de aulas práticas de comercialização, onde será montada uma feira, que passa a ser permanente a partir de novembro. O número mínimo de vagas é 12 e o máximo, 26 participantes, sendo recomendado dois participantes por propriedade. A previsão da instrutora do SENAR, Maria Fernanda de Almeida Rodrigues, é que as aulas comecem na segunda quinzena deste mês. “A nossa expectativa é que até o final do ano, mais 16 estandes de comercialização estejam preparados para comercializar produtos fresquinhos e de qualidade. É a oportunidade é mais criar uma fonte de renda para o produtor rural””, diz Maria Fernanda.

O presidente do SIRAN, Fábio Brancato, destaca a parceria com a prefeitura como fator determinante para a realização do programa em Araçatuba. “É muito importante que haja união entre as entidades, para que bons programas deem resultados. É exatamente o caso da Feira do Produtor Rural. Dá certo porque há demanda, existe o programa do SENAR, o SIRAN para catalisar esse processo, e porque a prefeitura de Araçatuba abraça a causa, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Agroindustrial. Sendo assim, esse programa é um sucesso”, afirma Brancato.

Esta é a segunda vez que o programa é executado em Araçatuba. A primeira ocorreu em 2017, e resultou na Feira do Produtor que ocorre toda terça-feira, na praça Getúlio Vargas, das 16h às 20h.

O SIRAN

Criado em 25 de outubro de 1942, o Sindicato Rural da Alta Noroeste foi do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2018 018News. Todos os direitos reservados.