GERAL
Anunciante
Bombeiros podem levar até mais 2 dias para apagar incêndio em usina

Reservatório com capacidade para 64 milhões de etanol explodiu na manhã deste sábado (10)

Anunciante

O incêndio que consome, desde a manhã deste sábado (10), o etanol armazenado em um dos tanques da usina Ipê, de Nova Independência, na região de Andradina, pode durar até mais dois dias. A previsão é do Corpo de Bombeiros, que trabalha com cerca de 70 homens no local.

Uma explosão, cujas causas ainda serão investigadas, deu início ao incêndio em um dos 11 tanques da usina. O Reservatório que permanece em chamas tem capacidade para armazenamento de 64 milhões de litros de etanol, porém estava com a metade cheia de combustível.

Desde a explosão, funcionários da usina pertencente ao grupo Pedra Agroindustrial – que tem outras unidades em Nova Serrada, cidade sede da empresa, e Franca – começaram, com a ajuda de caminhões-pipa, a fazer o resfriamento dos demais tanques para evitar o risco do incêndio se espalhar e causar novas explosões.

Homens do Corpo de Bombeiros de Andradina foram os primeiros a chegar à usina. No início da noite deste sábado, cerca de 70 profissionais das corporações de Araçatuba, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Marília e São José do Rio Preto trabalhavam na tentativa de contenção das chamas e resfriamento dos reservatórios da usina.

A ação consiste em jogar água de forma ininterrupta nos tanques, para que eles se mantenham molhados e, com isso, não recebam calor. Fato que se vier a acontecer pode causar novas explosões.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, enquanto o etanol que está no interior do tanque que explodiu continuar produzindo o valor que alimenta as chamas, o fogo não irá se apagar.

No decorrer do dia, as paredes metálicas do reservatório começaram a derreter por conta da elevada temperatura. É também um fator de risco, uma vez que pode gerar vazamentos e espalhar etanol em chamas pelo pátio da unidade industrial, que fica distante dá área onde a cana-de-açúcar é moída e o combustível produzido.

Por conta do incêndio, todas as atividades da usina Ipê permanecerão paralisadas. Enquanto isso, carretas carregadas de cana foram uma fileira ao à margem da estrada vicinal que dá acesso à empresa, localizada a cerca de 12 quilômetros de Nova Independência.

Imagens de Moisés Eustáquio/Impacto Online

 

 


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2018 018News. Todos os direitos reservados.