Anunciante
FATO E OPINIÃO NOTÍCIA FALSA DEVERIA SER ASSUNTO DEBATIDO DESDE A ESCOLA

A sociedade precisa descobrir a importância do professor, e o magistério ter consciência de sua força escreve Hélio Consolaro na crónica da semana

Anunciante

Quando eu lecionava no ensino fundamental II, antigo primeiro grau ou ginasial, eu usava um kit da Universidade Federal de Santa Catarina para formar o senso crítico nos alunos ao ver televisão. Havia a fita de vídeo e os caderninhos.

 

Desenvolvia também o projeto “Jornal na sala de aula” da Folha da Região de Araçatuba, na mesma linha de formar o senso crítico e aprender a ler jornal escrito. Como professor de Português, eu ensinava a língua na literatura, mas também na mídia.

 

Atualmente, com tantas fake news espalhadas pelas redes sociais, internet, se devia fazer o mesmo na escola. Ensinar ao aluno ser seletivo diante de desinfomações. Como estou aposentado do magistério, talvez haja esse trabalho e não tenho conhecimento.

 

Um dos pontos mais importantes que o professor deve ensinar, principalmente nas aulas de redação, é a diferença entre OPINIÃO (juízo de valor) e FATO (juízo de fato).

 

Exemplo apresentado por apostilas: Se disser: "Está chovendo", estará enunciando um acontecimento constatado e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falar: "A chuva é boa para as plantas" ou "A chuva é bela", estará interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferiu um juízo de valor.

 

Passando para a política. Se disser que Bolsonaro passou a semana do ano novo em Santa Catarina e saiu de lá internado num hospital, trata-se de fato, juízo de fato. Se escrever que o presidente Bolsonaro terminou suas férias em Santa Catarina e foi descansar num hospital, pois não gosta de trabalhar, então o trecho é opinativo. Ambos não são fake news.

 

Seria fake news se o redator escrevesse: Bolsonaro foi internado num hospital, após passar férias em Santa Catarina porque sentiu dores na barriga por consequência da facada levada em 06/09/2018 em Juiz de Fora (MG). Aí se tem fake news, pois a causa da dor não foi essa.

 

Às vezes, ou quase sempre, o presidente faz da fake news uma mentira deslavada, sem sutileza. Tais comportamentos aparecem mais nele porque é uma alta autoridade, mas esses dois comportamentos nada éticos existem desde quando a humanidade está na Terra. 

 

Sem fazer política partidária em sala de aula, mas desenvolvendo o senso crítico nos alunos, que já é uma revolução, o professor faz avançar a educação para a cidadania. Nos tempos atuais, principalmente nas aulas de Ciências (Biologia, Física, Química, etc), por onde grassa a desinformação.

 

A sociedade precisa descobrir a importância do professor, e o magistério ter consciência de sua força. Por isso que os seres das sombras detestam tanto os mestres.    

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.