Anunciante
OPINIÃO VINI JR. – MOLEQUE TRAVESSO

Racismo é uma forma de dominação na humanidade reflete Hélio Consolaro na coluna BLOG DO CONSA que abre a semana

Anunciante

Por coincidência, ou não, estou lendo o livro "Racismo estrutural" do ministro Sílvio de Almeida, quando nosso jogador, o moleque travesso Vini Jr. é objeto novamente de atitudes racistas naquilo que os subdesenvolvidos, por complexo de vira-lata, chama de primeiro mundo: Europa. Mais precisamente Espanha.

 

Por que chamo Vini Jr. de moleque travesso? Diferentemente de Pelé, enfrenta o racismo batendo de frente, como um garoto nascido no século 21. Machado de Assis também enfrentou o preconceito com a linguagem irônica, de forma simulada a exemplo Pelé.

 

Está na hora de Endrick, Palmeiras, mudar o rumo de sua carreira, dinheiro no bolso não quebra preconceito. O garoto revelação do Allianz Parque já foi vendido para o Real Madrid. É melhor ser feliz por aqui com menos dinheiro.

 

Vini Jr é mais rico do que todos, individualmente, do que aqueles que o chamaram de "macaco" no jogo Valência e Real Madri em 21/05/2023, mesmo assim a sua negritude talentosa não foi aceita.

 

Pelé e Machado de Assis estão mais para Pai Tomás, enquanto Vini Jr. para Zumbi, quilombo. Descobrimos que o racismo é uma forma de dominação na humanidade. Quando a Europa se chama de "primeiro mundo", os europeus o fizeram, e ainda o fazem, com a chibata na mão.

 

Não estou falando em causa própria, pois sou descendente de italiano puro-sangue, sem mistura. Só não quis o destino que eu me casasse com uma mulher negra, mas constituí família com uma nissei.

 

Defendo o negro sendo branco e me lembro do sofrimento de alguns afrodescendentes que se atreveram a se casar com mulheres da irmandade de minha mãe. O racismo brasileiro é imigrante europeu, se considera raça superior, gente de bem!

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.