O cantautor e produtor cultural araçatubense Márcio Kadá celebra o jubileu de prata de uma diversificada trajetória artística, marcada pela criação autoral e pela interação entre diferentes linguagens. Sua jornada é o passeio poético-sonoro que permeia a música, o teatro de contação de histórias e as artes visuais.
Com a banda Fábrica da Arte, se destacou no cenário musical com o lançamento de três CDs (Fábrica da Arte (1999) / Matinal (2003) / O Tempo e a Estrada (2007), estabelecendo as bases de sua identidade como compositor e músico.
A veia artística de Kadá não se restringe aos palcos musicais. Ele expandiu sua atuação para o teatro e a literatura com o grupo Deixa que Eu Conto, dedicando-se e alinhando a música à arte da contação de histórias, num trabalho que realça a importância da palavra e da imaginação.
Sua curiosidade e busca por novas formas de expressão o levaram a projetos multimidia inovadores, como o Bando Arteiros e o Projeto Óptica Sonora. Este último, resultou no álbum FotoLíteroMusical (2018), que sintetiza sua visão de mundo, integrando sons, letras e a imagem.
A interação entre arte e vida se torna ainda mais evidente na parceria com a artista
visual e esposa, Fernanda Russo. Em 2015, fundaram o Espaço Cultural Fábrica da Arte e há quase 18 anos unidos, os pais da Clara, criam espetáculos onde a música ganha dimensão visual, com imagens que retratam e dialogam diretamente com as mensagens das letras, transformando a experiência da apresentação em uma imersão completa.
O show FAZES, revisita e enaltece as canções autorais que compõem a trajetória de Márcio Kadá, em seus diferentes grupos e projetos. O embarque neste passeio poético e sonoro, é um convite para o descobrimento das múltiplas “fazes” do artista. O tema cria a analogia entre o fazer e as fases da vida na composição autoral, e suas vivências descritas pelos vinte e cinco anos de carreira profissional na música. No repertório, releituras de trabalhos realizados junto aos grupos/bandas Fábrica da Arte, Deixa que Eu Conto, Bando Arteiros e Óptica Sonora, composições inéditas, como também, canções de referência em sua formação musical. O formato intimista da apresentação aproxima o público da criação, convida ao diálogo e à celebração das canções, com reflexões e beneficências da arte musical na vida das pessoas.
E que Assim Seja. Amém. Nam-myoho-renge-kyo. Glória. Axé. Saravá. Aleluia. Shalom.
Namastê
A coluna divulga nos links abaixo os 4 CDs autorais com as canções e vídeos que
Márcio Kadá gravou junto aos projetos de sua trajetória.
Saúde, Celebração, Sonhos, Realizações, Sentimento e Gratidão. Divirta-se !!!
E venha celebrar conosco.
Abraços Fraternos e Musicais
SERVIÇO:
Márcio Kadá - FAZES
Dia 08/11/2025 - 20h
Espaço Cultural Fábrica da Arte
Rua Marco Manfrinati, 2147 – Iporã (ao lado da Nestlé)
Gratuito
CANÇÕES, COMPOSITORES, INTÉRPRETES E BANDAS____
1. Banda Fábrica da Arte (1997 – 2009)
(Paulinho Belúcio, Rico Belúcio, Val Carvalho, Pepa, Querô, Osvaldo Martins, Pedro Guinle, Fabinho Audio Play, Makô, Helinho Fogolin, Amadeu Soliani)
2. Projeto Óptica Sonora (2010 -2024)
(Fernanda Russo, Tânia Katuapó, Éverton Rogério, Pedro Guinle, Marcelo Canal, Mateus Paes, Tico Batera, Charles Anthony, Juliano Marcente, Juan, Gustavo Cessel e Jorge Leal)
3. Bando Arteiros (2011 – 2014)
(Fernanda Russo, Tânia Katuapó, Elvis Dean, Ed Barba, Helinho Gogolin, Tico Batera, Juliano Marcente e Jorge Leal)
Sarau1
História das Canções
Entrevista
4. Grupo Deixa que Eu Conto (2008-2016)
(Tânia Katuapó, Fernanda Russo, Elvis Dean, Ed Barba, Juliano Marcente, Marcos Mello, Sílvia Theodoro e Amanda Stuck)
EnCanto Para Pequenos e Etc...
* Projeto contemplado e financiado pelo Edital de Chamamento Público nº 011/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à Cultura- PNAB (Lei n° 14.399/2022) e Secretaria Municipal da Cultura Araçatuba.
Marcio Kadá, é servidor técnico administrativo na função de cirurgião dentista no CAOE (Centrinho) da Unesp e músico.
(Esta coluna é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)



.jpg)



