Anunciante
ÓPTICA SONORA 41 ESPECIAL DE CARNAVAL: MARCHINHAS PARA RECORDAR!

Na coluna mais musical do 018 NEWS, Márcio Kadá faz um passeio pela origem da festa mais popular do Brasil. Confira a seleção pra lá de especial

Anunciante

Boas novas e ótimas vidas carnavalescas a Todos!!!

 

O termo Carnaval significa “retirar a carne”, originário do latim: “Carnis Levale”. A festa foi incorporada ao calendário católico e marca o período de liberdade anterior à Quaresma (40 dias antes da Páscoa, caracterizado pelo jejum quaresmal- abstenção da carne).

 

O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses e a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos.

 

Nela, as pessoas saíam às ruas sujando umas às outras jogando lama, urina etc. Foi então que os bailes de máscaras e fantasias em clubes e teatros começaram a ganhar notoriedade no movimento carnavalesco.

 

O primeiro baile de carnaval do Brasil foi organizado por uma atriz italiana no Largo do Rocio, Rio de Janeiro, em 1840. Sua ideia era popularizar as tradições do carnaval veneziano.

 

O entrudo foi proibido em 1841, mas continuou até meados do século XX. A cidade de Ouro Preto conta com o mais antigo bloco carnavalesco do Brasil - "O Zé Pereira dos Lacaios", fundado no ano de 1867, que com seus catitões (bonecos gigantes), que animam a festa.

 

O primeiro “Rancho Carnavalesco” – que daria origem, anos depois, aos blocos e às escolas de samba – foi o Reis de Ouro, fundado em 1893 na capital carioca pelo pernambucano Hilário Jovino Ferreira, como uma derivação da festa da Folia de Reis.

 

As marchinhas de carnaval surgiram também no século XIX, destacando-se a figura de Chiquinha Gonzaga, bem como sua música “Ô abre alas”.

 

O samba somente surgiu por volta de 1910, com a música “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se, ao longo do tempo, o legítimo representante musical do Carnaval, mas as marchinhas brasileiras se tornaram grandes sucessos populares.

 

Com melodias simples, ritmo acelerado e letras de sentido ambíguo, eram produzidas anualmente no Rio de Janeiro, entre os anos de 1920 e 1950.

 

Ainda que tenham perdido a popularidade a partir dos anos 1960, quando vieram os sambas-enredo das escolas de samba, e mais tarde, os trios elétricos, dentre outras manifestações musicais, as marchas carnavalescas ainda preservam seu prestígio, animando o Carnaval até os dias atuais.

 

O Carnaval é a maior festa popular de nosso país e arrasta milhões de pessoas para as celebrações das maiores festas de rua do Brasil, que ocorrem nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

 

Fica a dica! Nam-myoho-renge-kyo. Glória. Axé. Saravá. Aleluia. Shalom. Namastê.

 

Nesta Coluna Especial, vamos contemplar preciosas pérolas carnavalescas que se eternizaram e nos enchem de saudade e boas lembranças.

 

Recordar é viver novamente a emoção. Saúde, Alegria, Celebração, Ponderação e Empatia Divirtam-se !!!

 

Ótimo Carnaval Musical a Todos

 

1.Ó Abre Alas — Chiquinha Gonzaga

https://youtu.be/m_vaRKqCDYM

Primeira marchinha de carnaval da história, Ó Abre Alas foi composta por Chiquinha Gonzaga para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, em 1899.O hino levou o Cordão a ser o grande vencedor do desfile daquele ano e tornou-se símbolo do carnaval carioca.

 

2.Allah-La-Ô — Haroldo Lobo

https://youtu.be/2NspysvIiAs

Composição de Haroldo Lobo e Antônio Nássara, Allah-La-Ô é uma marchinha dos anos 40 que fala sobre uma travessia pelo Saara. A ideia é fazer uma brincadeira comparando o calor carioca ao calor do deserto.

 

3. Mamãe Eu Quero — Carmen Miranda

https://youtu.be/egXMaX-Xr_c

Uma das canções brasileiras mais famosas de todos os tempos, Mamãe Eu Quero virou hit na voz inconfundível de Carmen Miranda, que a tornou conhecida internacionalmente após lançá-la no filme Serenata Tropical, em 1940.

 

4. Me Dá Um Dinheiro Aí — Homero Ferreira


https://youtu.be/p8M2GrTHcCg

Composta no final dos anos 1950, Me Dá Um Dinheiro Aí ficou famosa na voz de Moacir Franco. É uma das marchinhas de carnaval mais tradicionais, não podendo faltar em nenhum baile.  

 

5. Cachaça Não É Água — Marinósio Trigueiros Filho


https://youtu.be/cWghYkZSKGQ

É uma das marchinhas de carnaval engraçadas que animam qualquer bloquinho! Composta nos anos 1950, é dedicada aos foliões que curtem tomar umas e outras — especialmente a água que passarinho não bebe.

 

6. Cabeleira do Zezé — João Roberto Kelly


https://youtu.be/TxxCkgrQoe4

Segundo o compositor João Roberto Kelly, Cabeleira do Zezé foi escrita em homenagem a um garçom cabeludo, que atendia a ele e seus amigos em um bar no bairro carioca do Leme. A música foi escrita naquele mesmo bar e virou um clássico do carnaval!

 

7. A Pipa do Vovô — Silvio Santos


https://youtu.be/bO_RKTaWvPo

Quem não lembra das famosas vinhetas de carnaval do SBT? A sugestiva A Pipa do Vovô foi composta pela dupla Manoel Ferreira e Ruth Amaral e ficou conhecida no país inteiro na voz de Silvio Anos, nos anos 80.

 

8. Balancê — João de Barro


https://youtu.be/X5uFioUEOLU

Mais conhecida na voz de Gal Gosta, Balancê é daquelas marchinhas de carnaval tão famosas que ganhou até versões parodiadas por torcidas de times, como o Vasco e o Independente. Impossível ficar parado com ela!

 

9. Turma do Funil — Tom Jobim


https://youtu.be/RUP5m7khZkI

Turma do Funil é daquelas marchinhas pra quem gosta de beber até o sol raiar e não tem vergonha disso! Composta em 1956 por Mirabeau, M de Oliveira e Urgel de Castro, ficou famosa nas vozes de ninguém menos que Tom Jobim e Miúcha.

 

10. Aurora — Mário Lago


https://youtu.be/Zxu4Ivx7HyU

Escrita em 1941 em uma Quarta-feira de Cinzas, Aurora se tornou um sucesso no ano seguinte e até hoje é cantada nos carnavais de rua pelo Brasil.

 

11. Não Existe Pecado ao Sul do Equador — Chico Buarque


https://youtu.be/psal1xo5_F8

Chico Buarque compondo marchinhas de carnaval? Temos também! Não Existe Pecado ao Sul do Equador, de 1990, foi composta em parceria com Rey Guerra e fez a alergia dos foliões pelo Brasil.

 

12. Daqui Não Saio — Paquito e Romeu Gentil

https://youtu.be/-r_gK-wa00M

A famosa frase “daqui não saio, daqui ninguém me tira” vem de Daqui Não Saio, lançada em 1949 e composta por Paquito e Romeu Gentil. A música aborda questões sociais da época, como o acesso à moradia.

 

13. Cidade Maravilhosa — André Filho


https://youtu.be/2IrP7rklLuk

A bela e alegre Cidade Maravilhosa é uma homenagem ao Rio de Janeiro, cidade referência na história do carnaval brasileiro. A música já foi interpretada por grandes artistas, como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Alcione.

 

Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval-no-brasil.htm

https://www.letras.mus.br/blog/marchinhas-de-carnaval/

 


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.