Anunciante
A PARCERIA CONTINUA... KADÁ RELEMBRA AMIZADE EM VERSO, PROSA E MUITA SONORIDADE

Músico também escreve sobre o 2º Episódio do Projeto Arte à Vida, realizado pela PROEX e as Faculdades de Medicina Veterinária e Odontologia da UNESP, Campus Araçatuba

Anunciante

Boas novas e ótimas vidas musicais a Todos.

O dia em que enviaria esta coluna para a publicação, foi a última vez que troquei palavras pelo whatsapp com o nosso saudoso Sérgio Guzzi. Combinamos de publicar após a sua recuperação. Hoje escrevo em sua homenagem. Conheci o Guzzi por intermédio de amigos em comum, os queridos Tiago, Milton Lotto e Sandra Gonçalves. Era uma festa de reveillon na “minha” casa de meus pais que final dos anos 90, se tornou tradição da passagem de ano, reunindo uma grande maioria de amigos músicos e pessoas afins, entre Família, Amigos e Amigos de Amigos, dos familiares, e todos que viessem; antes, durante e após a meia noite, para celebrar a entrada de mais um ano, repleto de esperança, com muita arte, amizade e alegria. Quem passou por lá teve sempre uma boa história para contar, afinal foram vários anos consecutivos dessa celebração. Após esse primeiro contato, nos encontrávamos esporadicamente em diversas situações, desde eventos a reuniões e outras festas. Não convivemos muito próximos, mas sempre conservamos a admiração e o respeito que alimenta a amizade, tanto que estou parceiro aqui há pelo menos 1 ano e meio e continuaremos mantendo a chama acesa do 018News junto à sua esposa Sílvia e os Filhos João e Francisco. Permanece a recordação de boas lembranças e o legado. Paz e Luz meu Amigo!!!

Compositor é o profissional da arte musical que escreve letras (letrista), cria a harmonia e a melodia da canção (melodista). O responsável por expressar em palavras e acordes, os sentimentos e as emoções contidas na criação da composição; a música que o intérprete traduz às pessoas. Sendo também compositor, nesta edição da coluna, homenageio e apresento os perfis, blog e canais de talentosos Amigos Parceiros, compositores letristas, com quem, atualmente, tenho tido o privilégio de realizar e multiplicar lindos trabalhos autorais e mensagens sonoras. Tudo começou após Manoel Gandra e eu estrearmos nossa parceria. Ele me apresentou aos poetas escritores: Robledo Carlos Teixeira, Antônio de Pádua e AC de Paula. Outra querida e especial amiga parceira é Valéria Pisauro, nos conhecemos pelo Canto dos Araçás. E assim, criamos laços de amizade, parcerias e lindas obras musicais. Na divulgação, convido a todos para acompanhar o 2º Episódio do Projeto Arte à Vida, realizado pela PROEX em conjunto com as Faculdades de Medicina Veterinária e Odontologia da UNESP, do Campus Araçatuba. Outra notícia vem da nossa participação no Festival Canta Formiga on-line 2021. Foi especial demais. Para músicos compositores interessados, estão abertas as inscrições para o Fenac, Festival de Cruzília entre outros. Nas homenagens musicais, Mongol e Nelson Sargento, e no foco o mais belo recente trabalho de Zeca Barreto. Para variar e não nessa mesma ordem...Que assim seja, Amém. Nam-myoho-renge-kyo. Glória. Axé. Saravá. Aleluia. Shalom. Namastê. Saudades, Vibrações Positivas, Compreensão, Equilíbrio e muita Saúde para nós que seguimos a jornada. Divirta-se !!! Abraços Fraternos e Musicais.

Foco___________              

 Zeca Barreto

Este é dos trabalhos que cativam desde o primeiro acorde, muito bem produzido, com músicos excelentes e composições ricas em arranjos e letras. Clique no link

 

DVD Mundo Breve Ao Vivo

https://youtu.be/VU1afWEoJnc

Compositores_____________________

1.Valéria Pisauro: Natural de Campinas-SP, exerce intensa atividade cultural na literatura e na música, como poeta, roteirista e letrista musical. Possui vários trabalhos literários editados e poemas musicados, tendo a felicidade de compor com renomados compositores de todo o país e do exterior. O requinte de suas poesias/letras prima pela pluralidade de recursos, fruto de pesquisas, onde a variação de estilos traduz a força e a leveza de um trabalho sofisticamente inovador. Participa de certames culturais, de idôneas antologias poéticas e de reconhecidos festivais de música, tendo a felicidade de ter sido premiada em muito deles.

 

https://www.facebook.com/valeriadecassia.lima/

https://www.youtube.com/user/valiteratura

https://www.instagram.com/valeriapisauro/

2.Manoel Gandra: Poeta e jornalista. Natural de Formiga-MG, é formado em Letras e Estudos Sociais e pós-graduado em Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino, Redação e Psicopedagogia. Tem 58 livros publicados, desses, 30 individuais (poesias, crônicas, contos e aforismos) e 18 em parceria com outros autores. Artista plástico (estamparista), teve textos adaptados para o teatro e poemas musicados por mais de 80 compositores de todo o Brasil, dentre eles Fredera (Som Imaginário), Lucina Carvalho (da dupla Lulli e Lucina), Mongol (que fez Agonia), Zé Alexandre (Bandolins), Eduardo Santhana (Trovadores Urbanos),Tavinho Limma  (Banda de Pau e Corda), A C de Paula, Gil Damata, Bilora, Vytória Rudan, Dora Toiá, Márcia Tauil e Márcio Kadá. Suas músicas já foram premiadas em mais de uma centena de festivais em vários estados brasileiros, sendo vencedoras mais de uma vez de certames de relevância como o Fenac, Festival Nacional da Canção, Festival de Música da Bahia, Fesp, FestiArcos, FestiFor, Festival da Canção de Itanhandu, Festival de MPB de Andradas, Festival da Canção de Pinheiros e Mostra da Canção de Limeira. Em 2021, “Vestido de Rodar”, uma parceria sua com Eduardo Santhana, foi a segunda colocada no Festival Canto dos Araçás.

https://www.youtube.com/channel/UC_fCX86T-T2QqBabb2n8Hsw

3.Antônio de Pádua: Antônio de Pádua Elias de Sousa, natural de Formiga-MG, formado em Administração de Empresas, membro da Academia Formiguense de Letras, 18 livros escritos, sendo 1 com registro de ISBN e Biblioteca Nacional e, o restante nas plataformas digitais da Amazon, Clube de Autores e Perse, além de trabalhos publicados em diversas antologias, revistas e jornais, nacionais e internacionais. Sendo esse com link de acesso aos outros três blogs, de sua autoria, nos variados gêneros de sua atividade literária. Atualmente tem alguns poemas próprios, sendo trabalhado por parceiros, para possíveis oportunidades de musicá-los.                   
 

http://paduadesousa.blogspot.com/?m=0

https://youtube.com/channel/UCqVA-t_9GedbvXPHJp-oUxw

4. A C de Paula: Escritor articulista, dramaturgo, poeta e compositor há quatro décadas na estrada musical, autor de Black Samba sucesso dos anos 70, e Bloco Maravilha música que fez parte da trilha do filme estrelado pela cantora Rosemary e John Herbert. Premiado em diversos concursos literários, foi por dois anos membro da Comissão Julgadora do Concurso de Poesias Brasil dos Reis, em Angra dos Reis-RJ .Autor dos livros Policromia; Vender Vencer; Vô Sem Parafuso; Olhos de Menta; Alfredo Gomes(biografia), A Dama de Azul (teatro); A Divina Panaceia (teatro) e Estradas & Canções  que conta suas histórias nos bastidores dos festivais. Compositor gravado por grandes nomes da MPB dentre eles Jair Rodrigues, letrista parceiro de expoentes do universo festivaleiro como:  Zé Alexandre (The Voice Mais), Tavinho Limma, Diorgem Junior; Manoel Gandra, Márcio Kadá, Anderson Martins, Zebeto Corrêa, Marcia Cherubin, Luiz Bira, Zelitto Alves, Tadeu Mello, Dimi Zumquê, Marcelo Barum, Sonekka, dentre outros. Classificado e premiado em diversos festivais, foi jurado do Primeiro Festival On Line da Varanda dos Festivaleiros. Em 2020 foi um dos 70 classificados, de um total de mais de 800, para participar do CLIPE POESIA, Curso Livre de Incentivo a Poetas e Escritores patrocinado pela Casa das Rosas-SP.


• FaceBook : https://www.facebook.com/antonio.c.depaula.9
• Site: https://antoniocarlosdepaula.recantodasletras.com.br/
• YouTube: https://www.youtube.com/results?search_query=ac+de+paula

5. Robledo Carlos Teixeira
Mineiro, nascido em Formiga, tem 59 anos, é representante Têxtil, um saudosista compositor/músico, cronista, letrista e poeta. Escreve para o jornal O Pergaminho, em sua cidade natal. Em junho de 2021, sua canção em parceria com Márcio Kadá, “Amigos, Saudades e Vinhos”, foi classificada em 1º lugar na categoria Local, e em 5º lugar, na classificação da categoria Nacional, no festival MPB Canta Formiga 2021 – versão on-line

https://www.facebook.com/robledo.carlos.1


Divulgação___________________________________

6. Festival Louva / Canta formiga

Nos dias 05 e 06 de junho foi realizado o Festival de Música on-line 2021 de Formiga MG. No primeiro dia, as canções classificadas para o Louva Formiga e no dia seguinte, o Canta Formiga. As eliminatórias foram transmitidas pelo canal do Youtube abaixo Outra notícia vem da nossa participação no Festival Canta Formiga on-line 2021, com a canção Amigos Saudades e Vinhos em parceria com meu amigo parceiro Robledo Carlos. Uma linda Canção que celebra a amizade de mais de 30 anos entre Robledo e Gandra. Tivemos a felicidade de ganhar os prêmios de Melhor música de Formiga e o 5º lugar da classificação Nacional. O grande Vencedor da noite foi Ronaldo Tobias com a maravilhosa canção “O vendedor de pipas”, além dos demais premiados Duo Aduar, Zebeto Corrêa, Bilora, Márcia Cherubin, Diorgem Júnior, Eduardo Santhana e Manoel Gandra.

 

Confira as Eliminatórias nos links

   https://youtu.be/SNQ2aFqFKGE

https://youtu.be/0oylubgkla4


 

7. Festivais com Inscrições Abertas   
Músicos Compositores Festivaleiros, estão abertas as inscrições para diversos Festivais.
Os interessados podem conferir o regulamento e se informar nos links que estão no site abaixo. Participem !!!

 

https://www.festivaisdobrasil.net/

8. Projeto Arte à Vida

A PROEX - Pró -Reitoria de Extensão Universitária- UNESP em Ação Conjunta com as Faculdades de Medicina Veterinária e Odontologia do Campus Araçatuba, apresenta o Projeto Arte à Vida. o projeto consiste na realização de 06 (seis) Lives mensais durante o período de junho a novembro de 2021, como forma de ação e experiência artístico cultural no formato de mostra, com música, artes visuais e literária. Além destas atividades, haverá a participação de Docentes, Discentes e Servidores Técnicos Administrativos nos momentos de Reflexão e Ouros da Casa, em complemento às demais ações. O material e conteúdo artístico a ser apresentado será realizado pelo grupo Óptica Sonora, com a produção artística e coordenação do Espaço Cultural Fábrica da Arte. As mensagens das canções e textos foram retratadas por imagens de fotografia e vídeo, e farão abordagem a temas sobre a vida, o amor, a família, a amizade, a fé, e a relação benéfica da Arte no processo de formação e desenvolvimento do ser humano e da qualidade de vida. O projeto propõe nestas apresentações, manifestar pela integração poética das artes, o despertar para as sensações, lembranças, emoções, momentos cotidianos da vida e das relações humanas. A intervenção das imagens fotográficas e vídeos junto aos textos e canções durante o show musical, compõem o enredo desta mostra multimídia e cria para os eventos um cenário de animação, dinâmico, performático, artístico cultural contemporâneo e atrativo. As letras dos sons retratados em imagens, ampliam as formas de observação, possibilitam a exteriorização dos sentimentos e criam novas perspectivas de atuação nos estímulos transformador e reflexivo promovidos pela Arte.

 

Homenagens______________________________

9. Mongol

Histórias são Canções – Mongol    https://youtu.be/Tp6JONrfCBE

 

 

Ep. 3 Temp. 2: "Mongol - A parceria mágica". “Nossas Histórias",
websérie sobre Oswaldo Montenegro.   https://youtu.be/XCcaTxomGnA

Emaconhada           https://youtu.be/PyBoerFwhCQ

Canto para Oyá       https://youtu.be/qUwFPD9892Q

 

10. Nelson Sargento

Agoniza mas não morre - Nelson Sargento & Teresa Cristina

https://youtu.be/rbr9qKQ6je4


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.