Anunciante
ÓPTICA SONORA 14 - ACESSE, OUÇA

Márcio Kadá faz ampla leitura musical sobre as pegadas de carnaval e destaques da música local

Anunciante

Boas novas e ótimas vidas musicais a Todos. 
Após um pequeno descanso, retornamos ao movimento musical da Coluna, no momento das celebrações carnavalescas e estreia do novo site. Parabéns e Vivas ao 018News, Prosperidade e $uce$$0. E para homenagear a grande festa popular brasileira, em que nas ruas desfilam blocos, trios elétricos, escolas de samba, carros alegóricos, festas e muita folia, nossa Amiga, Mestra e Parceira de outras postagens Maria Zei me encaminhou um texto e a mensagem sugestiva de que fosse abordada a história do Carnaval nessa edição.

Então com essa responsabilidade, já que não sou nenhum profundo conhecedor do tema, li as indicações do texto, fiz uma superficial e breve busca e coloquei no item de curiosidades para nosso deleite informativo e cultural. Nas indicações musicais, o primeiro bloco apresenta temas de frevo, samba, clássicos e hinos carnavalescos, entre outros, interpretados por mitos da história do carnaval brasileiro – Armandinho, Dodô, Osmar, Moraes Moreira, Caetano, Gil, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Pepeu Gomes, Brown e Daniela Mercury e por artistas da MPB – Ney Matogrosso, Nando Reis e Zeca Baleiro, construindo uma nova roupagem no arranjo das canções.

No segundo bloco, faremos um destaque à produção de músicas autorais, colaborando com a iniciativa do nosso amigo Makuin, que organizou uma Playlist no Spotfy dos trabalhos de artistas de Araçatuba e Região. A cada edição, a coluna publicará 8 canções dessa seleção, cooperando com a divulgação desses bonitos trabalhos.

Nesse post, Tropicadelia e Código de Conduta que estão participando de uma seleção para o Festival Europeu, o concurso EDP Live Bands Brasil 2019. A Cigarros Índios que vai para um dos mais badalados Festivais do interior de SP, o Rock Rio Pardo, conceituada entre as revelações, como uma das mais promissoras bandas de rock. Tem a parceria entre o Makuin, Fernando Antones e Elvis Dean quebrando tudo no primeiro Samba Rap Blues que se tem notícias, o rock intenso dos Ovelhas Negras, o samba de raiz da Thais Duran, o swing do pagode romântico do Projeto É pra ficar, e encerrando com o multi-instrumental artesanato sonoro do professor Zé Renato Gimenes. Vivas ao movimento musical autoral da Noroeste do interior do estado de SP. Em um misto de expectativas, com perspectivas e dúvidas, iniciamos o ciclo produtivo acreditando que cada ação contribuinte e benéfica a um grupo de pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos e valores, é importante para o crescimento coletivo do ser humano. Entre celebrações, descansos, compromissos, inspirações e magias, indicamos o vídeo de Stand by me – John Lennon e a agenda SESI Março, desejando a Todos uma quaresma de transformações e bênçãos, repleta de belíssimos exemplos de Sabedoria e Discernimentos. Estava com saudades ...  Sinta, Aproveite e Divirta-se !!!

"A música é o verbo do futuro", Victor Hugo


CURIOSIDADE -  Entre os antigos egípcios havia as festas de Ísis e do boi Ápis; entre os hebreus, a festa das sortes; entre os gregos antigos, as bacanais; na Roma Antiga, as lupercais, as saturnais. Festins, músicas estridentes, danças, disfarces e licenciosidade formavam o fundo destes regozijos.

Pelo seu lado, os gauleses tinham festas análogas, especialmente a grande festa do inverno a que é marcada pelo adeus à carne que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim "carnis levale" o indica.Outros estudiosos defendem a origem do nome romano para a festa do Navigium Isidis ("navio de Isis"), onde a imagem de Ísis era levada à praia para abençoar o início da temporada de velejamento.

O festival consistia em um desfile de máscaras que seguia um barco de madeira decorado, possivelmente a origem dos carros alegóricos dos carnavais modernos. Do ponto de vista antropológico, o carnaval é um ritual de reversão, no qual os papéis sociais são invertidos e as normas de comportamento são suspensas. Na Antiguidade, os povos consideravam o inverno como um reino de espíritos que precisavam serem expulsos para que o verão voltasse. O Carnaval pode assim ser considerado como um rito de passagem da escuridão para a luz, do inverno ao verão: uma celebração de fertilidade, a primeira festa de primavera do ano novo. https://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval 
 

CANÇÕES, COMPOSITORES, CANTORES E BANDAS
 

1.    - Atrás do Trio Elétrico  - Moraes Moreira, Armandinho & Pepeu Gomes

    

https://youtu.be/1IxBR1ie220

 

2.    Frevo Mulher (Zé Ramalho) - Nando Reis

https://youtu.be/_f8nW3V-GiY

 

3.    Eu quero é botar meu bloco na rua  (Sérgio Sampaio) - Ney Matogrosso

https://youtu.be/QXJCI4fhE-M

 

4.    Disritmia (Martinho da Vila) - Zeca Baleiro

https://youtu.be/1pAsoyPFOr4

 

5.    Chame Gente - Armandinho, Morais, Gil, Caetano, Margareth, Ivete, Daniela, Brown, Lazzo e outros

https://youtu.be/XYV_J9Lktno
 

6.    Primeiramente – Tropicadelia

https://open.spotify.com/track/3Ea7hT7Cz4rN2gfxCaE8LE

 

7.    Gravidade – Cigarros Índios  

https://open.spotify.com/track/67XItjcgKYDlDwG5J2Rylg

 

8.    Soul à cobrança – Makuin ,Fertnando Antones e Elvis Dean

https://open.spotify.com/track/4TuAWeh4NePwgMK7BBfvoo

 

9.    Quintal – Código de Conduta e YouWish

https://open.spotify.com/track/2qo9b09MCrzfeEtaRg3bS2

 

10.    Toca Raul – Ovelhas Negras

https://open.spotify.com/track/1GTuKnCS23nVD60MpfcmCE

 

11.    Saideira – Thais Duran

https://open.spotify.com/track/4k3NJQmWzUafXm6HaKcZ9b

 

12.    Lucidez - Projeto É pra ficar

https://open.spotify.com/track/6vwavdFoG2NNNd7Ws86zae

 

13.    Sino dos Ventos – Zé Renato Gimenes

https://open.spotify.com/track/5nB47VyDHZnVCCfsLVwdEM

 

14.    Vídeo      Stand by me – John Lennon   

https://youtu.be/YqB8Dm65X18

 

15.    Agenda SESI – Março 2019    

https://pt.calameo.com/read/00406146516827fbfde9f
 


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.