Boas novas e ótimas vidas musicais a Todos.
Voltamos Pessoal !!! Confesso que estava saudoso de poder escrever algumas reflexões neste espaço a que o 018News me confia. Assumo todas a culpas pelo desparecimento e justifico minha ausência em decorrência de outros compromissos com prazos imediatos de conclusão. Tudo bem, tomei advertência, cartão amarelo, quase fui demitido pelo nosso guru e líder Sergio Guzzi, mas devido toda a sua generosidade e compreensão, resolveu reconsiderar em nome da amizade e cá estamos novamente. Kkkk. Brincadeira à parte, Gratidão meu Querido pela oportunidade. Como prometido na edição anterior da coluna, daremos prosseguimento à lista de Vencedores dos Festivais Brasileiros entre 1970 e 2000 de Canções Originais da TV Aberta. Apresentamos o resultado da final do Festival Canto dos Araçás com todos os premiados e o link do canal no Youtube com as canções classificadas e as eliminatórias. O destaque e foco vai para o lançamento do CD “A Caverna dos Sonhos Esquecidos”, do músico e compositor cearense e vencedor do Festival Canto dos Araçás Paulo Araújo e para o trabalho do dueto Salomão Soares e Vanessa Moreno. Não nesta mesma ordem, mas com este mesmo conteúdo, assim é , e assim será ! Que assim seja, Amém. Nam-myoho-renge-kyo. Glória. Axé. Saravá. Aleluia. Shalom. Namastê. Vibrações de Felicidade, Equilíbrio e muita Saúde. Divirtam-se !!! Abraços Fraternos e Musicais.
Foco___________
1. A Caverna dos Sonhos Esquecidos – Paulo Araújo
A obra musical apresentada é preciosa. São 10 canções de Paulo Araújo, gravadas com a participação de um grupo nobre de artistas: Bruna Moraes, Daniel Conti, Raquel Gomes, Bento Rezende, Marcelo Delacroix, Mariane Mattoso, Josifran e Pedro Iaco, e produção de Raul Misturada. No link, a playlist deste imenso trabalho de qualidade e talento musical. Clique e Confira.
https://ps.onerpm.com/951181168
2. Salomão Soares e Vanessa Moreno
O dueto é fabuloso. A interpretação de estilo e personalidade vocal da Vanessa Moreno é algo impressionantemente paralisante. Suas percussões corporais e brincadeiras sonoras com o canto, associada ao exímio piano de Salomão Soares com arranjos sofisticados, construídos e recriados na maior qualidade de talento e sinceridade da inovação contemporânea e valorização de grandes clássicos e compositores da Música Brasileira. Confesso que não conhecia e amei à primeira vista e audição. Só clicar e ver com os próprios ouvidos.
https://youtube.com/playlist?list=PLQTCb3NPkonCqIInGUwkL5JPbux_spt8f
3. Canto dos Araçás – Festival on-line MPB
Araçatuba, cidade do interior de São Paulo, começou o ano com um verdadeiro presente para o segmento da cultura com a realização da 1ª edição do Canto dos Araçás Festival de MPB On-line. O festival recebeu 145 inscrições, entre músicos locais e de outras localidades do País, sendo de 13 estados (Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul) e do Distrito Federal.
O primeiro lugar ficou com “O Querubim”, de Paulo Araújo interpretada por Raquel Gomes, de Fortaleza (CE). Em segundo, foi a canção “Vestido de Rodar” de Manoel Gandra e Eduardo Santhana, de Minas Gerais. Já o terceiro lugar teve “Herança”, dos paulistanos Hilda Maria e Ed Woiski. O quarto e quinto, respectivamente, foi da canção “Coragem”, de Luciana Viana, de São Paulo, e “Abrigo”, de Paulo Macedo e Leilane Coutinho, da Bahia.
Além das premiações, tiveram mais duas categorias, a melhor letra, que o carioca Mongol levou com a música “Canto para Oyá”; e melhor intérprete, Raquel Gomes, com “O Querubim”, o músico araçatubense Angelo Moreno foi o ganhador, com a música “Segredos não se contam”, nas categorias de melhor canção de Araçatuba e Aclamação Popular, escolhido pelo público virtual participante.
O Projeto foi representado pela RS Produções Arte e Cultura, do músico e produtor cultural Everton Rogério dos Santos, realizado pelo Projeto Óptica Sonora, que é coordenado pelo músico e compositor Márcio Kadá e a artista visual Fernanda Russo, e teve o apoio dos recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017, de 29/06/2020, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Araçatuba. (Micheli Amorim)
Peguei emprestado o texto acima de nossa amiga, a jornalista Micheli Amorim, da Facilita Conteúdo, responsável pela Assessoria de Imprensa do Festival Canto dos Araçás. Gratidão pela parceria. Abaixo os links com as eliminatórias e as canções participantes e premiadas do Festival.
Canal do Festival MPB Canto dos Araçás - Músicas Classificadas
https://www.youtube.com/channel/UCHtxbYLwLEfRjCwPYxRG3AQ
Eliminatória Local
https://youtu.be/l78I9-QPacQ
Eliminatória Nacional
https://youtu.be/OSVg9bQRwBA
Canções, Compositores, Cantores e Bandas__________________
4. 1970 - 5º Festival Internacional da Canção TV Globo
BR-3 Antônio Adolfo e Tibério Gaspar Tony Tornado e Trio Ternura
5. 1971 - 6º Festival Internacional da Canção TV Globo
Kyrie Paulinho Soares e Marcelo Silva Trio Ternura
6. 1972 - 7º Festival Internacional da Canção TV Globo
Fio Maravilha Jorge Bem Maria Alcina
7. 1975 - Festival Abertura TV Globo
Como Um Ladrão Carlinhos Vergueiro
8. 1979 - FMPB TV Tupi
Quem me Levará Sou Eu - Manduka e Dominguinhos - Fagner
9. 1980 - MPB 80 TV Globo
Agonia Mongol - Oswaldo Montenegro
10. 1981 - MPB 81 TV Globo
Purpurina Jerônimo Jardim - Lucinha Lins
11. 1982 - MPB 82 TV Globo
Pelo Amor de Deus - Paulo Debétio e Paulinho Rezende -
Emílio Santiago
12. 1985 - Festival dos Festivais TV Globo
Escrito nas Estrelas - Arnaldo Black e Carlos Rennó - Tetê Espíndola
13. 2000 - Festival da Música Brasileira TV Globo
Tudo Bem Meu Bem - Ricardo Soares