Boas novas e ótimas vidas musicais a Todos.
A noite está fria, faz 7 graus nos alpes araçatubenses nesse sábado de julho, acabamos de chegar do aniversário da minha querida sogra Maria Cândida. Vem a inspiração para escrever. Ultimamente tenho tido muitas, intensas e bonitas surpresas, com reencontros de pessoas que são partes de períodos importantes de minha vida, mas permaneceram resguardados nas lembranças e consideração aos momentos e experiências galgados juntos.
O universo cria correntes, direcionamentos e como mágica, esses amigos reaparecem para celebrarmos no presente a nostalgia do passado e a continuidade desses laços para o futuro. Tivemos uma festa BFF de antigos alunos do Colégio Objetivo, reunindo diversas turmas na área de lazer da residência da Família de nossa querida e eterna mestra Cidinha Baracat e o seu esposo Gilberto.
Muitos aderiram e vieram de distantes localidades do Brasil e do exterior para a comemoração. Além de emocionante, foi deveras divertido esse reencontro, com grupo no Whatsapp, muitas, mas muitas mesmo, postagens por dia, pré-encontros até chegar a data do grande evento. Dia limpo, frio e ensolarado, propício para a feijoada deliciosa que foi servida.
Havia lista de presença da época escolar para assinatura na entrada, fotografia, buffet, DJ, barman, ganhamos do Chaim Zaher e André Cefali uma camiseta do uniforme da época, vieram alguns professores: Luizinho, Cleto e Marcão; amigos, irmãos músicos da época do FICO, meus ídolos: Mario Tozzi, Paulinho Belúcio, André Martins, Marcelo Mazzei, Gustavo Barbosa Lima, Fábio Sgarboza, discursos e homenagens.
Tantos momentos de extrema sensibilidade, depoimentos de lembranças e gratidão pela oportunidade da amizade que a vida nos proporciona. Nossos agradecimentos às líderes Graziela e Renata. Junto de minha Irmã e meu cunhado, revi pessoas queridas que há muito tempo não tínhamos a chance do abraço. Entre tantos, a Família Martins, Orlandinho Machado, Marcelo Pimentel, Dr. Henrique, Sérgio Lemos, João, Claudia Maria Angélica, Edna Gon, Jaqueline, Helo Gabas, Luciana... os nomes citados representam os demais presentes e a Coluna parabeniza a Todos os envolvidos, participantes desse grupo pelo maravilhoso Encontro, que veio para abastecer de boas energias e felicidade as nossas memórias e sentimentos.
Histórias, laços de amizade, respeito e consideração que perduram, mesmo com o passar do tempo e apesar da distância física. Complemento, citando outra situação de surpresa com o reaparecimento do meu amigo Ariovaldo Cerqueira, nosso querido Vado, guitarrista da lendária banda Beco, na época da Faculdade em Lins. Ficamos 30 anos sem nos ver, quando no messenger aparecem umas fotos de uns garotos universitários sonhadores, que tinham uma banda e faziam apresentações nos eventos da cidade onde faziam faculdade, e a pergunta: Você lembra? Dia 13 de julho nos veremos.
Aproveito para divulgar a apresentação FotoLíteroMusical do Projeto Óptica Sonora no SESI BIRIGUI, e também apresentar o projeto sobre Bob Dylan, que o Vado desenvolve com alguns amigos. A coluna musical destaca Sister Rosetta, a guitarrista criadora do rock and roll, o trabalho erudito rock and roll da Orquestra Ciudad de Granada, os mágicos instrumentos falantes e as interpretações maravilhosas da violinista Karolina Protsenko, do violonista/guitarrista Joscho Stephan, de Amadeus Electric Quartet e Trio Júlio, além do rock da Legião Urbana e da arrepiante e afinada voz da pequena lírica soprano Emanne Beasha. No vídeo uma póstuma homenagem a Andre Matos , com a banda Shaman , em Fairy Tale e os links do facebook e da agenda de programação do SESI Birigui de julho. Memorize, Recorde, Encontre, Abrace e principalmente, Divirta-se !!!
"Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível", Charles Chaplin
Divulgação de Show
FotoLíteroMusical – Projeto Óptica Sonora
13/07/2019 – sábado 20h00
Teatro SESI BIRIGUI
Entrada Franca – categoria livreProjeto aprovado pelo Território SESi SP de Arte e Cultura 2019, o Óptica Sonora leva ao público o CD FotoLíteroMusical e apresenta sua mostra artística de música, artes visuais, cênica e literária, de maneira conjunta. A intenção é integrar, de forma poética, essas artes e despertar na plateia boas sensações, lembranças e emoções.A apresentação estimula a imaginação, os sentimentos, e incentiva o desenvolvimento cultural do público por meio das diversas manifestações artísticas.
Banda White Liers
Com 25 anos de carreira e três trabalhos lançados, a banda White Liers divulga em 2018 as músicas inéditas que vêm dando a cara de sua nova fase. “O quarteto é de São José dos Campos, o que demonstra quantas bandas boas como esta estão escondidas por todo o Brasil carecendo de maior divulgação e repercussão”. Assim a revista especializada Dynamite comentava o segundo álbum da White Liers, Far From Home. A banda é formada por Oswaldo Jr. (voz, guitarra), Ari Cerqueira (guitarra, voz), Antonio Moura (contrabaixo) e Taciano Vasconcelos (bateria, backing). A banda não abandonou as composições em inglês, que fazem parte de sua história. O repertório traz as inéditas Life Goes On and On e Waiting on the Crossroads, mas também, músicas inéditas em português, como Até Amanhã, Dois Mundos, A Questão e Mais Dia, Menos Dia.
Canções, Compositores, Intérpretes e Bandas
Sister Rosetta
Você sabia que foi uma mulher negra que criou “Rock and Roll”?Quase que completamente desconhecida hoje, Sister Rosetta tinha um programa gospel na rádio nos anos 30, 40. Reza a lenda que King of Rock and Roll, Mr. Elvis, quando criança, saía correndo da escola para ouvir o programa e as músicas que ela cantava. O jeito dela cantar e tocar guitarra acabou sendo assimilado por outro King, o B.B. E ainda há o terceiro King, desta vez o do Folk, Bob Dylan, assumidamente fã desta artista extraordinária. É gratificante relembrar e curtir os antepassados negros que fizeram a história do blues americano, como a pioneira Sister Rosetta Tharpe, a madrinha-avó do Rock and Roll. Sister Rosetta Tharpe foi um amor à primeira vista. Aquela mulher de energia possante a brincar com a guitarra, faz lembrar Chuck Berry. A verdade é que foi esta a mulher que inspirou Chuck Berry. A mulher “bonita, divina sem mencionar sublime e esplêndida”, como Bob Dylan afirmou numa entrevista, é a essência do Rock and Roll. (Musicalidade)
Trooper (Iron Maiden) - Orquesta Ciudad de Granada
Concerto intitulado "From Bach to Radiohead" oferecido no Auditório Manuel de Falla de Granada em 2016 "de Bach a Radiohead" é uma proposta com uma premissa fundamental: a boa Música. Sem distinção de estilos ou categorias, com o mesmo respeito para os autores, e observando a qualidade de todos eles. Exploram as sinergias entre diferentes estilos para encontrar uma energética comum, jogando nas mesmas obras concerto de Bach, Paco de Lucia, Vivaldi, Björk, Iron Maiden, AC / DC, Rossini, Arvo Part, Radiohead, etc. Nesta ocasião, a Orquestra da Cidade de Granada conta com a participação, além do tenor de Granada José Manuel Zapata, o diretor inglês Michael Thomas, a viola de gamba e guitarra Rubén Rubio e Juan Francisco Padilla, violão e responsável por todos os arranjos musicais.
Can't Help Falling In Love (Elvis Presley) - Karolina Protsenko
Com milhares de seguidores ao redor do mundo, a pequena musicista descendente de russo interpreta repertórios que vão desde músicas religiosas até as que estão nas paradas em diversos países. Ela se apresenta nas ruas e praças de Santa Mônica-Califórnia nos Estados Unidos e apenas com seu violino e um notebook, ela consegue atrair centenas de pessoas que contribuem voluntariamente comprando seu CD e depositando alguns trocados no case do instrumento (jornalismo.com).
After you've gone - Joscho Stephan
Joscho Stephan é um guitarrista de jazz alemão que toca principalmente jazz cigano moderno, influenciado por Django Reinhardt, Começou a tocar guitarra aos 6 anos, tendo a referência de seu pai, que havia sido membro de uma banda cover local.
November Rain (Guns N' Roses) - Amadeus Electric Quartet
A banda Amadeus, conhecido como o Quarteto Amadeus – The Electric String (Quartet Cvartetul Amadeus). Nasceu de um projeto musical em Bucareste na Romênia, e o nome foi em homenagem a um quarteto só de homens, chamado também Amadeus na década de de 40. É um quarteto vocal-instrumental somente de meninas romenas, ainda mais quando a beleza da mulher romena é exaltado por elas. A banda adota estilos de crossover pop e clássicas. banda Amadeus é composta por quatro mulheres lindas: Jeff Runceanu (violino / voz), Bianca Gavrilescu (vocal Voar / backing), Patricia Cimpoiaşu (vocal cello / backing) e Naomi Anelis(piano / teclados). Fundada em Novembro de 2000 pelo produtor musical Adrian Ordean, e desde o ano 2000. a banda já lançou 5 álbuns e a o quarteto já fez show em diversos lugares da Europa.
Legião Urbana - Teatro dos Vampiros
O Teatro dos Vampiros é uma single da banda Legião Urbana, lançada em 1991 e contida no álbum V.[1]. A música foi o grande sucesso do álbum, estando entre as 100 músicas mais tocadas no ano de 1991, ficando em 27º lugar.[2] Embora o título da música faça referência à telenovela Vamp, que fazia sucesso naquele ano, a letra aborda a situação de dificuldade econômica em que o Brasil passava aquela época.[3] A canção também estaria presente na coletânea Música para Acampamentos e no disco Acústico MTV, ambos lançados no ano seguinte.(Wikipedia)
Gingando no Choro (Jorge Cardoso) - Trio Júlio
O Trio Julio é formado pelos irmãos Magno Júlio (percussão) e os gêmeos: Marlon Júlio (violão 7 cordas) e Maycon Júlio (bandolim). Com repertório de ritmos brasileiros como samba, choro, baião e frevo, o Trio interpreta músicas autorais e de grandes compositores da música instrumental brasileira, com arranjos e adaptações próprias.
Nessun Dorma - Emanne Beasha
Uma garota de 10 anos chamada Emanne é a próxima no palco e seus risos nervosos logo desaparecem para revelar uma jovem diva em treinamento. Ela emociona o público com uma bela interpretação do clássico da ópera 'Nessun Dorma'. Este é definitivamente um desempenho impressionante, apesar do fato de que nós ouvimos essa música várias vezes em 'AGT' antes. Emanne canta as notas altas sem vacilar e a plateia fica louca quando os juízes se põem de pé. Simon a chama de "absolutamente fantástico" e Howie diz que sua vida nunca mais será a mesma e seus sonhos estão prestes a se tornar realidade.
Vídeos: Andre Matos / Shaman - Fairy Tale
Fairy Tale (em português Conto de Fadas), escrita por Andre Matos, foi a primeira música do Shaman a ganhar um videoclipe. A letra fala de uma história de amor sem final feliz, já que o personagem apaixonado morre. O videoclipe da música teve como musa a modelo Pietra Ferrari, que interpretou o papel de uma fada. A direção ficou por conta de Drico Mello.[4] Uma curiosidade é que Andre teve de gravar a cena final ao lado da modelo, e acabou apelando para um caixote de madeira para poder igualar-se à sua estatura.
Agenda SESI Birigui – Julho 2019
https://pt.calameo.com/read/004061465ca0ccc4dbbcc
https://www.facebook.com/sesibirigui