GERAL
Anunciante
POUCO SANGUE
Com baixo estoque, Hemocentro convoca doadores

Tipagens com baixa maior no estoque são: O positivo, O negativo e A negativo

Anunciante

Por causa da redução no número de doadores o Hemocentro de Araçatuba está enfrentando dificuldade em manter em estoque bolsas de sangue com as tipagens O positivo, O negativo e A negativo.

A unidade atende diretamente com sangue e seus derivados 18 unidades hospitalares de Araçatuba e região. As tipagens que estão com baixo estoque estão sendo usadas para suprir a necessidade de pacientes internados, em tratamento e as urgências.

De acordo com a responsável pelo setor de comunicação do Hemocentro, Aline Durante de Andrade, a baixa no número de doadores é comum dessa época do ano, quando as pessoas tiveram longo período de férias e passaram por festas como as de final de ano e o carnaval. Doenças como a dengue também fazem aumentar a demanda e diminuir a doação.

“A baixa se acentua em tipagens específicas e consideradas mais raras como o O positivo, que supre a carência de quase todos os tipos sanguíneos, o O negativo que é receptor apenas dele mesmo e o A negativo, que passa pela mesma situação”, explicou.

Aline falou que a Santa Casa de Araçatuba, por medida de precaução até que o estoque normalize, está avaliando as cirurgias eletivas que estão marcadas e adiando datas.

Quem puder doar sangue pode comparecer ao Hemonúcleo de Araçatuba as segundas-feiras das 9h às 19h. De terça a sexta-feira o atendimento é das 8h às 17h. Já aos sábados as coletas ocorrem das 7h às 11h. 

CRITÉRIOS PARA DOAR
Pesar no mínimo 50 kg
Estar alimentado
Ter dormido bem na noite anterior à doação
Ter entre 16 e 69 anos (quem tem menos de 18 deve estar acompanhado de um dos responsáveis legais, pai ou mãe)
Ser saudável
Não tenha tido hepatite, malária ou doença de chagas;
Além de não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorreia, AIDS.

SERVIÇO
O Hemocentro de Araçatuba fica na rua Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone 0800 979-6049.

 


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2018 018News. Todos os direitos reservados.