JUSTIÇA
Anunciante
ARTIGO
Internet é gênero de primeira necessidade

Advogado discorre sobre a importância que a internet passou a ter na vida das pessoas

Anunciante

A tecnologia e as redes sociais estão revolucionando a vida cotidiana. Hoje, já não se vai aos bancos como antigamente, porque temos os bancos na palma da mão em App. Conseguimos realizar diversas operações bancárias na segurança e no conforto do nosso lar, no trabalho, numa pausa da academia ou durante o almoço no shopping. As possibilidades são infinitas.

Há muitos anos, também já entregamos a Declaração de Imposto de Renda pela internet. Não mais falamos ao telefone como antigamente. Mensagens de texto instantâneas e chamadas de vídeo são realizadas gratuitamente por diversos aplicativos de celular. Basta ter acesso à internet.

Não consumimos notícias como antigamente. Estamos lendo cada vez menos jornais impressos e buscando cada vez mais portais e perfis de veículos de comunicação nas redes sociais. Ouvir rádios de qualquer canto do mundo pela internet já é coisa normal há vários anos.

Já podemos pedir comida por aplicativos especializados e, até mesmo, pelos perfis dos restaurantes nas redes sociais. Em Araçatuba, há um supermercado que envia o caderno de ofertas do dia pelo WhatsApp.

De fato, estamos num mundo novo, que se reinventa a cada dia. O YouTube deu voz a uma multidão de desconhecidos, que se tornam celebridades nacionais com vídeos (quase sempre) amadores, publicados em plataformas que alcançam milhões de visualizações.

Há alguns anos, a Netflix revolucionou o modo de assistir a filmes e séries. 2019 ficará marcado como o ano em que um filme produzido pela Netflix ganhou, pela primeira vez, uma estatueta dourada, quebrando paradigmas e inaugurando uma nova era do Cinema: a era do Cinema que não é produzido para as salas de cinema, mas para o streaming na internet em plataformas como a Netflix, Prime Video e tantas outras.

A novidade agora é a mudança na forma de assistir aos jogos de futebol. A empresa Esporte Interativo já oferecia transmissões pela internet, como os jogos da Copa do Nordeste, mas agora em 2019 oferecerá todos os jogos do seu time no Campeonato Brasileiro da Séria A, via internet, por R$13,90. Uma pechincha se comparada com os valores cobrados pelas TVs por assinatura.

O Facebook foi além. A rede social comandada por Mark Zuckerberg iniciou a transmissão gratuita de jogos da Copa Libertadores da América para o território brasileiro. Isso mesmo, gratuitamente. Infelizmente, ainda não serão todos os jogos, só os das quintas-feiras, mas é um sinal de que a TV aberta e também a TV por assinatura estão perdendo espaço para as novas mídias em velocidade muito acelerada.

A própria gigante da televisão brasileira – a GLOBO –, para não perder o bonde da história, tem investido cada vez mais na sua plataforma de streaming – o GLOBO PLAY – com produções feitas para serem exibidas exclusivamente pela internet.

Sem dúvida, a internet está revolucionando a vida cotidiana numa velocidade impressionante e não há limites para essa transformação. A certeza que fica é a de que, no mundo moderno, a internet é gênero de primeira necessidade.

*Evandro da Silva é advogado


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2018 018News. Todos os direitos reservados.