O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), recebeu nesta segunda-feira (26) a visita dos presidentes da APM (Associação Paulista de Municípios), Carlos Cruz, e do consultor da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Marcelo Barbieri. Eles estiveram na Prefeitura com o intuito de declarar solidariedade chefe do Executivo, por conta do momento político pelo qual passa a administração municipal, em decorrência da Operação #TUDONOSSO, da Polícia Federal, que predeu há duas semanas 15 pessoas por envolvimento em esquema de desvio de dinheiro público em contratos firmados pelo município.
Além dos representantes dos órgãos estadual e nacional, participaram de reunião no gabinete de Dilador a vice-prefeita Edna Flor (Cidadania); os prefeitos Flávio Giussani, de Braúna; e Laerte Rocha, de Nova Luzitânia; o diretor da Regional Araçatuba da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Lucas Ganga, representando o secretario estadual Marco Vinholi; os secretários municipais Manoel Afonso de Almeida Filho (Governo), Tadeu Consoni (de Planejamento urbano e Habitação e de Mobilidade Urbana) e Jonathas Magalhães (Comunicação Social); além dos os vereadores , Gilberto Batata Mantovani (PL), Jaime José da Silva (PTB) e a presidente da Câmara, Tieza Lemos Marques.
“Nós viemos aqui para prestar nossa solidariedade, tanto nós da APM como o Marcelo da CNM e aproveitar a oportunidade de falar no nosso 63º Congresso Estadual de Municípios – ‘Investimento + Empreendimento = Receita + Renda’, de 15 a 19 de outubro, em Campos do Jordão, para o qual realizamos reuniões preparatórias em diversas cidades e queremos Araçatuba como sede de mais uma dessas reuniões, dada sua importância de polo regional”, diz Cruz.
O representante da APM conta que a programação do congresso inclui as presenças do vice-presidente do Brasil, General Hamilton Mourão (PSL), os presidentes Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (MDB), bem como o ministro da Economia Paulo Guedes. O Congresso se encerra com a participação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Ainda segundo Cruz, o congresso incentiva os municípios a montarem estandes para mostrarem o que é produzido em seus territórios, porque serão recebidas caravanas da África, Índia, China, Coreia e da Rússia, que vêm oferecer suas produções à gestão pública e conhecerem os produtos locais, especialmente alimentos. China, Índia e África somam populações de cerca de 4,5 bilhões de habitantes.
“Ficamos muito honrados de recebermos vocês aqui, por dedicarem tempo importante de suas agendas, e pela sensibilidade de vocês frente ao transtorno causado por tantas abordagens imprecisas e informações distorcidas, em redes sociais e meios de comunicação, com base em especulações que afetam vidas particulares, familiares, prejudicam o entendimento da população e provocam desequilíbrio da vida da cidade, consequentemente”, disse o prefeito.
Flávio Giussani, prefeito de Braúna e presidente da Amnop (Associação dos Municípios da 9ª Região do Noroeste Paulista), falou em nome dos 43 municípios congregados. “Dilador é uma pessoa muito cara para nós todos, como humano e como gestor. Está escrevendo uma nova história, não só para Araçatuba, mas na questão regional. Pela primeira vez Araçatuba divide o pão com todas as prefeituras da região, é um crescimento conjunto, estamos sempre juntos, pois todas as ações dele e da Edna (Flor) transcendem Araçatuba, são para prestigiar a região. Lamentamos por toda essa exploração e aproveitamento que fazem da situação em detrimento de seu trabalho, mas a declaração de credibilidade de suas duas instituições, a APM e a CNM, nos mostram que estamos no caminho certo”.