Policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) localizaram 98 explosivos deixados pela quadrilha que atacou bancos em Araçatuba, na madrugada de segunda-feira (30).
O balanço foi divulgado após o termino da varredura na tarde desta terça-feira (31). Com a conclusão dos trabalhos, o trânsito de veículos e a reabertura do comércio foram liberados. O ponto de vacinação contra Covid-19 também volta a atender normalmente nesta quarta-feira (01).
Os artefatos foram encontrados nas ruas, nos bancos, nos carros abandonados entre Gabriel Monteiro e Bilac, e também em um caminhão deixado pelo grupo perto das agências bancárias.
BALANÇO
Os explosivos foram localizados em 16 pontos diferentes. Só nas ruas centrais de Araçatuba foram achados 32 explosivos.
No caminhão abandonado pelos criminosos havia 29 artefatos e 70 cartuchos de emulsão (material explosivo usado para a produção de bombas).
Em uma das agências bancárias atingidas os policiais retiraram 18 explosivos. Nos veículos abandonados em Bilac foram achados 19 artefatos.
Por causa do uso de grande quantidade de explosivos, a Polícia Federal pode investigar o caso como crime de terrorismo.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, equipes do Gate realizaram a detonação de aproximadamente 200 quilos de material explosivo, em um aterro sanitário, no bairro Água Branca. Os estampidos da detonação puderam ser ouvidos por boa parte do dia na cidade.
PRESOS
Até o momento oito pessoas já foram identificadas como suspeitas de terem participado do ‘mega-assalto’ em Araçatuba. Um casal foi preso logo após o crime que aterrorizou a cidade. Segundo a PF, em depoimento eles acabaram confessando que faziam a função de ‘olheiros’ para os criminosos.
Na noite de segunda-feira (30), um homem de 27 anos foi detido na região de Campinas. Ele foi preso por policiais da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) e encaminhado para a sede da PF em Araçatuba.
Nesta terça-feira (31), outros dois suspeitos foram presos em Piracicaba. Ambos estão baleados, sendo que um deles está em estado gravíssimo. Eles estão internados na Santa Casa da cidade sob escolta policial. No detalhe da imagem abaixo, está o supeito que recebeu tiro de fuzil no cotovelo e, mesmo estando dentro do veículo blindado e com colete a prova de balas, ficou ferido.
Na manhã desta terça-feira (31) um suspeito de planejar o ataque em Araçatuba já havia sido preso em São Paulo. O homem, cuja identidade não foi divulgada, seria integrante do setor de “inteligência” da quadrilha e não teria ido a campo participar do assalto em Araçatuba.
Na Santa Casa de Araçatuba, entre os cinco feridos levados para o hospital, na madrugada do crime, outros dois homens estão sob condição de suspeitos e são acompanhados por escolta policial.