No Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma, celebrado neste sábado (17/09), o Hospital do Olho (HO) Araçatuba realiza uma ação que visa o diagnóstico precoce para a prevenção da cegueira infantil. Aberto ao público, o evento será realizado na unidade de saúde, das 10h30 às 12h, sendo que médicos oftalmologistas vão tratar do tema e tirar dúvidas sobre a doença.
A ação do HO está associada à campanha De olho nos Olhinhos, liderada pelo casal Tiago Leifert e Diana Garbin, cuja filha, que tem dois anos, foi diagnosticada com retinoblastoma bilateral, um câncer ocular que começa na parte de trás do olho, a retina.
O objetivo da direção do HO é levar ao maior número possível de pessoas a importância do tema, e as formas de diagnóstico da doença, que, em 90% dos casos, atinge crianças de até 5 anos.
A DOENÇA
O retinoblastoma é o câncer intraocular mais comum na infância, sendo que afeta um em cada 20 mil nascidos vivos, com maior incidência nas crianças com menos de 5 anos. Por iniciativa da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), a Lei Nº 12.637 estabeleceu que 18 de setembro é Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.
Esse tumor pode ocorrer em um olho ou em ambos, sendo que os bilaterais são sempre hereditários. A maioria dos casos ocorre ao acaso. A apresentação mais comum da doença é a do reflexo ocular branco ou “sinal do olho do gato". Outras manifestações da doença incluem o estrabismo, o eritema conjuntival (vermelhidão) e a diminuição da acuidade visual (redução do campo visual; a criança só enxerga o que está na frente dela, e não o que está ao lado).
O prognóstico depende, fundamentalmente, da extensão da doença quando é feito o diagnóstico. Mais de 90% dos casos detectados em estádio inicial são curáveis, grande parte deles com preservação da visão.