Situação essencial quando o assunto é o cuidado com os olhos é protegê-los dos danos causados pelo sol. A catarata e outras doenças oculares, por exemplo, são frequentemente causadas pela exposição cumulativa aos raios UV (raios ultravioletas). Neste sentido, usar lente fotossensível é uma das maneiras mais simples e eficientes de proteger os olhos.
Quando expostas à luz solar, as lentes fotocromáticas ou transitions, também conhecidas como lentes de transição, reagem aos raios ultravioletas escurecendo, oferecendo proteção completa aos olhos do usuário. Assim, essas lentes combinam as vantagens dos óculos de grau e dos óculos de sol.
De acordo com o empresário César Braga, dono de uma rede de óticas em Araçatuba, desde a invenção dessas lentes, os avanços com materiais modernos, combinados com diversos tratamentos, melhoraram significativamente a tecnologia da capacidade de resposta das lentes oftálmicas aos raios ultravioletas, melhorando a qualidade das lentes, aumentando a proteção.
O empreendedor lista os principais benefícios das lentes fotossensíveis são:
- proporcionar visão confortável durante todo o dia;
- proteção completa contra a radiação UV;
- possibilidade de uso tanto em ambientes internos quanto externos;
- ideal para a prática de esportes ao ar livre;
- descanso para pessoas com olhos particularmente sensíveis à luz
- não é necessária troca de óculos ao passar por ambientes diferentes;
- permite olhos menos cansados à noite.
"A composição das lentes fotossensíveis e das lentes convencionais é diferente. Ela segue a norma para a fabricação de vidro, sendo utilizada uma mistura de sílica, carbonato de cálcio e carbonato de sódio. A luz ultravioleta ativa os produtos químicos encontrados nesses componentes. As lentes reagem escurecendo e se ajustando ao ambiente. E voltam à transparência em um ambiente com exposição e luminosidade reduzida", explica Braga.
EVOLUÇÃO DE CORES
O empresário ressalta que existem diversos tipos de lentes fotossensíveis, sendo a cinza a lente mais popular do mercado. "Ela é perfeita para atividades cotidianas e a maioria dos esportes. As de tonalidade marrom são recomendadas para dias nublados", comenta.
Uma das principais características das lentes transitions é que elas melhoram o contraste de cores, é ideal para aqueles que gostam de caiaque, pesca e vela, por exemplo. Também são mais adequadas para pessoas míopes. Para hipermetropia, óculos fotocromáticos verdes são mais apropriados. "Eles são mais precisos em sua percepção visual porque podem se ajustar à mudança de iluminação", diz Braga.
As lentes fotocromáticas podem, portanto, ser adaptadas a vários tipos de correções e armações. Como são capazes de se adaptar à incidência dos raios solares mais rapidamente, devido aos avanços contínuos da tecnologia, elas podem ser utilizadas em qualquer ambiente com luz. Por isso, as lentes transitions podem ser consideradas "lentes inteligentes" que proporcionam a melhor visão possível, independentemente da iluminação.
"Além disso, com a variedade de cores atuais, são charmosas, ajudando a compro o look alinhado com o estilo do usuário", finaliza César Braga.