
O prefeito eleito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), concluiu nesta sexta-feira (20), o anúncio de seu secretariado. Serão 14 pastas e a chefia de gabinete.
O radialista e esportista Mauro Yamanoi será o titular da Secretaria de Esportes; o médico Daniel Martins comandará a Secretaria da Saúde; a professora Heloisa Vieira, será a titular da Secretaria de Educação, na qual é funcionária efetiva; Arthur Júnior, coordenador do processo de transição de governo, será o secretário de Negócios Jurídicos; o jornalista Marcelo Teixeira, estará à frente da Secretaria de Governo, junto com os demais, a partir de 1º de janeiro.
Ao anunciar o nome de Nelson José da Silva para chefe de gabinete, Zanatta, brincou que os dois estão indo para a terceira temporada juntos, uma vez que o radialista e bacharel em direito, esteve com o prefeito eleito nos oito anos dele na vereança.
Conforme o discurso durante a campanha, Zanatta se manteve fiel ao priorizar um secretariado técnico, dando oportunidade de comando para servidores efetivos.
Na semana passada, o prefeito eleito já havia anunciado o nome de Mirian Gon para a Secretaria da Administração; e Alencar Sader para a pasta de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo.
A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação ficou com Sandro Cubas; Obras e Serviços Públicos com o engenheiro Constantino Vourlis; Segurança Pública e Mobilidade Urbana com Júlio César dos Santos; e Luciane Bueno, estará à frente da Secretaria de Meio Ambiente.
As três primeiras secretárias a terem seus nomes divulgados foram: Vanessa Manarelli para Cultura; a advogada Claúdia Aparecida Sato de Oliveira para a Secretaria da Fazenda; e a psicóloga Marinne Fornageiro de Souza para Assistência Social. As três são servidoras públicas municipais efetivas.
Serão suprimidas as pastas de Mobilidade Urbana, que a partir de 1º de janeiro, será departamento da Secretaria de Segurança Pública; Participação Cidadã, que também passará a ser conjunta com a Secretaria de Assistência Social; e Comunicação, cuja subordinação ficará a cargo da Chefia de Gabinete.
A vice-prefeita Ionice Zucon e a primeira-dama Priscila Zanatta estiveram presentes na entrevista coletiva. Os demais secretários que já haviam sido anunciados também participaram da reunião com a imprensa.