A Santa Casa de Araçatuba promoveu na noite deste sábado (19) a oitava captação de órgãos para transplante do ano. A doadora foi uma mulher de 52 anos, que residia em Penápolis e sofreu um AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico) na madrugada de sexta-feira.
Ela foi removida para Santa Casa de Araçatuba após ter recebido os primeiros atendimentos na cidade de origem. Apesar dos procedimentos médicos adotados pela equipe que prestou socorro, a paciente não reagiu.
Um protocolo aberto para investigação de morte encefálica constatou o óbito no final da tarde de deste sábados. Familiares foram informados sobre a situação e autorizaram a captação de órgãos para doação a pessoas que aguardam em fila para transplantes.
A Central Nacional de Transplantes encontrou, na fila de espera por órgãos, pacientes compatíveis para receber o fígado e os rins da doadora. O fígado foi captado por equipe do Hospital das Clínicas de São Paulo e os rins, pelo Hospital de Base de São José do Rio Preto.
Foi a oitava captação de órgãos realizada neste ano pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Araçatuba (CIHDOTT).