Vídeo no qual o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis (Republicanos), rebate o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por ter chamado o povo do interior do Estado de São Paulo de “capiau”, já teve mais de 400 mil visualizações somente no TikTok. A publicação também foi feita no Facebook, no Instagram e replicada nos grupos de WhatsApp de apoiadores do prefeito.
Maffeis, que não esconde de ninguém a simpatia que tem pelo modo de governar do candidato à reeleição para a presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), desafia o ex-presidente a vir até Birigui.
O prefeito frisa no vídeo publicado por ele na noite de sexta-feira (23/09) que Lula nunca ganhou e não vai ganhar eleição em Birigui.
“Você sabe por que chamou assim? Porque você não é bem-vindo em Birigui. Você nunca ganhou uma eleição aqui e nunca vai ganhar”, disse Maffeis na gravação.
As declarações do petista que causaram indignação ao prefeito biriguiense foram dadas em sabatina com o apresentador Ratinho, no SBT, na última quinta-feira (22), num momento em que Lula criticava o atraso do governo Bolsonaro na compra de vacinas da covid-19.
“É uma estupidez de alguém que é um pouco ignorante, é o que ele é mesmo, um pouco ignorante. Aquele jeitão bruto dele, de capiau de Registro (no Vale do Ribeira), bem duro assim, bem ignorante”, disse Lula.
“Porque tem gente que acha que ser ignorante é bonito e não é. O que é bonito é você ser educado, ser um cara refinado como eu”, seguiu o ex-presidente na entrevista.
INTERIORANO
Maffeis nasceu em Birigui e diz se orgulhar da forma interiorana e simples que usa para se expressar. Antes de encerrar a gravação ele continuou tecendo críticas ao candidato petista.
“Eu vou falar três coisas que jamais você vai ser. Trabalhador! Primeiro, você não sabe o que é trabalhar e nunca trabalhou na vida. Segundo, você não é honesto, Lula. Você é corrupto, você desviou dinheiro da nossa população. Terceiro: verdadeiro, porque você é um baita de um mentiroso”, continuou Maffeis.