A Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) inaugurou nesta quinta-feira (08) mais uma obra de saneamento no município: a nova Estação Elevatória de Esgoto Maria Isabel, que fará a reversão da bacia de esgoto das lagoas de tratamento do distrito industrial onde está localizada, responsáveis pelo tratamento de 15% de todo o efluente coletado no município.
Agora, todo o esgoto coletado nessa região passa a ser direcionado para a Estação de Tratamento de esgoto Baguaçu, no bairro Cafezópolis, que foi reformada e modernizada. A obra abre caminho para a instalação de novas indústrias nos parques industriais da zona norte de Araçatuba, gerando empregos e aquecendo a economia local.
Participaram da inauguração o presidente do Grupo Gs Inima Brasil e também da Samar, Paulo Roberto de Oliveira; o diretor técnico da concessionária, Rondinaldo de Lima; o prefeito Dilador Borges (PSDB); a vice Edna Flor (PPS); o presidente da Câmara, Rivael Papinha (PSB); vereadores e o comissário geral da Agência Reguladora Daea, José Luiz Fares, além do presidente da Comissão dos Empresários dos Distritos Industriais de Araçatuba, Oscar Saito Neto.
Com a conclusão desta obra, a Samar inicia o próximo ano com um novo investimento: estação de reversão do esgoto do bairro rural Engenheiro Taveira. “Com essa obra vamos interligar o bairro à ETE Baguaçu. Com isso, a Samar estará garantindo a totalidade da coleta e tratamento de esgoto de Araçatuba, em 100%”, anunciou o presidente Paulo Roberto de Oliveira.
Além de execução de novas obras, a concessionária tem intensificado a as ações de monitoramento das redes coletoras com o objetivo de diminuir casos de obstruções de redes. “Estamos atuando fortemente nesse trabalho para identificar e substituir os trechos de emissários precários na cidade”, destacou o diretor Rondinaldo de Lima.
O EMPREENDIMENTO
A nova estação elevatória Maria Isabel foi construída numa área próxima às lagoas de tratamento, no Parque Industrial Maria Isabel de Almeida Prado. Ela vai bombear todo o esgoto coletado na bacia do córrego Tropeiros e encaminhar para a estação Santa Izabel, que foi inaugurada em fevereiro deste ano, na primeira etapa das obras de reversão.
A estação Santa Izabel, por sua vez, recebe também o esgoto da bacia do córrego dos Espanhóis e encaminha os efluentes para a ETE Baguaçu, que foi ampliada e modernizada para receber todo o esgoto de Araçatuba, com instalação de novos equipamentos e reformas dos tanques de tratamento, além de automação de todos os processos.
Ao mesmo tempo em que conclui as obras de reversão, a Samar inicia os estudos para a recuperação das lagoas existentes no distrito Maria Isabel, que serão totalmente desativadas.
Para realizar a reversão do sistema de esgotamento sanitário, o investimento é da ordem de R$ 33 milhões. Além de duas novas elevatórias, também foram instalados 10 quilômetros de novos emissários. O custo da construção da estação Maria Isabel foi de R$ 2,5 milhões.
A população atendida na região é de 30 mil habitantes. Entre os benefícios gerados pela obra estão a garantia para o tratamento de esgoto e instalação de novas indústrias nos parques industriais da zona norte; aquecimento da economia, com tratamento adequado para a instalação de novas indústrias e geração de novos empregos diretos e indiretos, além da recuperação das antigas lagoas de tratamento e consequente melhoria do meio ambiente.