Doze produtores rurais de Araçatuba (SP) participaram do curso Bovinocultura de Leite – Inseminação Artificial realizado pelo Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em São Paulo). Entre atividades teóricas e práticas, a ação ocorreu na sede da Associação dos Produtores Rurais da Divisa, também em uma propriedade no bairro rural Córrego da Divisa, e durou 40 horas, divididas em cinco dias.
Os participantes puderam vivenciar e praticar, de forma técnica, o trato com animal e realizar o seu manejo. De acordo com o instrutor Paulo Roberto Rodrigues Pinto, a inseminação artificial é uma opção vantajosa para quem deseja melhorar a qualidade do rebanho. "A técnica é viável para pequenos produtores, pois tem baixo custo de investimento. Por fim, promove o melhoramento genético e traz benefícios como o aumento da produção de leite e também de carne", explica o instrutor.
A apostila entregue aos alunos informa que a inseminação artificial é um processo que passa por constante evolução e traz vantagens econômicas para a cadeia produtiva dos bovinos, possuindo grande potencial para a utilização nos rebanhos. "O curso ensina bem como fazer o manejo de forma correta para que os resultados sejam eficazes na pecuária de maneira geral", conclui Paulo Roberto.
Um dos participantes do curso foi o produtor rural e diretor do Siran, Alberto Figueiredo da Silva, para quem a realização dos treinamentos promovidos pelo sindicato e pelo Senar-SP pode ser a motivação para o homem do campo estar constantemente se capacitando e buscando atualização. "Entendo que o conhecimento técnico, quando bem aplicado na prática, é importante para melhorar a vida do produtor rural. E, no final das contas, ele fica tão encantado e interessado que quer fazer outros cursos", comenta Silva.
PROTOCOLOS SANITÁRIOS
Por causa da pandemia de Covid-19, estão sendo seguidas todas as orientações das autoridades de saúde, com o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e distanciamento. Os participantes recebem gratuitamente o material didático e, ao final das ações, os certificados de conclusão.
Os interessados em participar das ações devem entrar em contato com o Siran, com Carlos Eduardo Belluzzo ou com Priscila Turelo, pelo telefone (18) 3607-7826 e (18) 3305-5369. O Siran fica no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, na avenida Alcides Fagundes Chagas, 600, no bairro Aviação, em Araçatuba.