O vereador Gilberto Mantovani, o Batata (PL), de 55 anos, voltou a ser internado, na noite desta terça-feira (04), na Santa Casa de Araçatuba. O parlamentar está sedado e intubado, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ele passou mal enquanto estava na residência dele e foi socorrido por uma unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
A reportagem do 018 NEWS apurou que o vereador teve de refazer a cirurgia exploratória pela qual passou quando deu entrada no hospital, logo após o acidente automobilístico sofrido na noite de 10 de setembro, na rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463).
A informação é que um dos pontos da incisão estourou. Além disso, os médicos encontraram ‘água nos pulmões’ de Batata. Por isso, teve de ser submetido a colocação de um dreno.
ALTA MÉDICA
Batata havia ficado 23 dias hospitalizados, sendo 16 deles em estado grave, na UTI. Ele deixou a Santa Casa de Araçatuba, na manhã da última segunda-feira (3), para continuar a recuperação em sua casa.
O parlamentar chegou a participar de forma remota das últimas duas sessões do legislativo araçatubense. A primeira sessão, ele ainda estava hospitalizado.
SUPLENTE
De acordo com informações da direção da Câmara Municipal de Araçatuba a convocação do suplente do vereador, depende de algumas situações, sendo a principal delas, um parecer médico sobre o estado de saúde do parlamentar.
“Essa é uma competência que cabe mais ao parlamentar do que à direção da Câmara, propriamente dito. O mandato é dele e cabe a ele, verificar as implicações ao não lançar mão do afastamento”, explicou Antônio Lourenço Leal, diretor geral da Câmara.
Batata é um dos nomes mais cotatos para a presidência da Câmara no biênio 2023-2024. Ele tem como primeiro suplente Luis Fabiano da Silva Ferreira, conhecido como Bil da Zona Leste (PL).
Funcionário público municipal há 27 anos, lotado na Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), Bil da Zona Leste tem 46 anos e, nunca ocupou uma cadeira na vereança de Araçatuba. Na última eleição ele recebeu 580 votos.