VARIEDADES
Anunciante
CULTURA DE GRAÇA
Óptica Sonora apresenta no SESI Birigui o show 'FotoLíteroMusical'

Com projeto aprovado no PROAC/ICMS, o grupo inicia em agosto a turnê regional

Anunciante

Após estrear em 2018 o novo espetáculo e realizar o show de lançamento oficial do CD “FotoLíteroMusical”, o Projeto Óptica Sonora apresenta seu trabalho no SESI Birigui, neste sábado (13), às 20h, com entrada franca para todas as idades e surpresas no final.

O projeto foi criado pelo músico Márcio Kadá (violão/voz) e pela artista plástica e fotógrafa Fernanda Russo (fotografia/vídeo), com a proposta de reunir a música e a fotografia, por serem linguagens artísticas que mais remetem às lembranças e emoções das pessoas.

Nessa edição, a vinda de novos integrantes para as áreas musical: Tico Batera (set percussivo/efeitos/voz), Rogério (teclados), Marcelo Canal (violão/voz), Pedro Guinle (guitarra), e cênica: Tânia Katuapó Antunes (narrações/performances) ampliou as possibilidades de construção no processo criativo para a elaboração e mostra do trabalho.

Tendo como base a música, o projeto expande ao incorporar linguagens das artes visuais e literária. Essa reunião proporciona ao público uma experiência rara e multissensorial, rica em estímulos, de não só ouvir a música, mas de experimentá-la pela interpretação das narrações e performances, como também, visualizá-las nas imagens das fotografias expostas no varal no hall do teatro e nos vídeos projetados no palco durante o show.

O projeto trabalha temas ligados ao cotidiano, momentos da vida, relacionamento humano, família e sentimentos, como amor e amizade; valores prezados pelo grupo e transferidos ao público por meio das canções, poemas e imagens durante o roteiro da apresentação.

As mensagens das canções e dos textos autorais, retratados em imagens fotográficas e vídeos, compõem o repertório dessa apresentação multimídia, e criam para o evento um cenário de animação, dinâmico, performático e artístico cultural. “As letras dos sons em imagens transformam a observação e possibilitam a exteriorização dos sentimentos. Acreditamos que a arte tenha que ser privilegiada a um público amplo e diversificado, sem distinção”.

O espetáculo tem classificação livre e direcionado a todos os interessados em manifestações artísticas e culturais de conteúdo, voltados às tradições e valores. O grupo conta ainda, sempre que possível, com as participações especiais dos músicos Ruy Gilberto (bandolim), vindo de Salvador-BA, do araçatubense Paulo Renato Lourenço (violão erudito) e dos apoios técnicos de gravação, audio, gravação, vídeo e produção de Juan Cohene, Juliano Marcente, Jorge Leal, Maurício Oliveira e Marilídia Beija Flor, respectivamente.

Essa apresentação no SESI BIRIGUI marca a transição da primeira fase do Projeto e prepara para iniciar uma trajetória de shows que acontecerão no decorrer do ano de 2019. O Projeto Óptica Sonora - FotoLíteroMusical foi aprovado no PROAC ICMS, o Programa de Apoio e Incentivo Cultural do Governo do Estado de São Paulo, e está na fase conclusiva de captação de recursos junto às empresas contribuintes, Reunidas e Supermercados Rondon.

A partir do mês de agosto, o Óptica Sonora inicia a turnê de divulgação do trabalho do CD, por diversos municípios da região, em contrapartida à proposta aprovada. “Nosso objetivo nesses programas de incentivo é o de divulgar o trabalho do CD ‘FotoLíteroMusical’, a produção artística musical, literária e visual do grupo, retornando à sociedade o investimento financeiro público com a produção de cultura e arte.

Acreditamos que a possibilidade de apresentarmos o trabalho em instituições de cultura e educação, participar do movimento cultural e artístico do município e região e promover a sociocultura, colabore com o processo de formação do público espectador, consumidor, e de futuros artistas, preserve a manifestação das tradições da cultura brasileira, contribua com o desenvolvimento da cultura regional interiorana do Estado de SP, e inove no formato de elaboração e apresentação do produto musical reunindo outras linguagens artísticas na mesma obra”.

FICHA TÉCNICA

Show FotoLíteroMusical – Projeto Óptica Sonora

ELENCO E EQUIPE ARTÍSTICA

1.Fernanda Russo - fotografia/video

2.Tânia Catuapó - atriz/narradora

3.Márcio Kadá - violão/voz

4. Rogério - teclados

5.Marcelo Canal – violão/voz

6.Tico Batera -set percussivo ritmico/efeitos /voz

7. Pedro Guinle – guitarra

APOIO E EQUIPE TÉCNICA

1. Juliano Marcente - técnico de som / luz

2. Jorge Leal- técnico de video

3. Juan Cohene - técnico de gravação

4. Maurício Oliveira- produção

5. Marilídia Beija Flor

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

1.Ruy Gilberto – bandolim

2.Paulo Renato Lourenço - violão erudito

TEMA

Integração das Artes

GÊNERO

Música – MPB Regional Contemporânea

CONTEÚDO

Canções, Fotografias, Vídeos, Textos Poéticos e Performances

DURAÇÃO

50 minutos

CLASSIFICAÇÃO

Livre

REPERTÓRIO - https://youtu.be/oeagvrCGHJM

1. Querubins / Poema para a Vida - Márcio Kadá - canção /texto

2. Quanto- Márcio Kadá - texto

3. Versos - Márcio Kadá - canção

4. Restauração / Lembranças - Márcio Kadá - canção/texto

5. Devoção - Márcio Kadá – canção

6. Instrumental - Marcio Kadá – canção

7.A carta - Tânia Antunes - texto

8. Maria - Márcio Kadá - canção

9. Garrafas ao mar - Márcio Kadá – texto

10. Pororoca - Márcio Kadá - canção

11. Voz do Coração/Gratidão - Márcio Kadá- canção/texto

ARRANJOS

Projeto Óptica Sonora


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2018 018News. Todos os direitos reservados.