CIDADES
Anunciante
EXPÔ 2019
Queima do Alho e team penning agitam primeiro domingo da Expô

Almoço solidário teve a presença de aproximadamente 500 pessoas e superou expectativas

Anunciante

O primeiro domingo da 60ª Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô 2019) – o maior evento de agronegócio do Noroeste Paulista – foi marcado pela tradicional Queima do Alho. O evento realizado pelo Centro de Tradições Culturais da cidade recebeu a segunda etapa do 11º Circuito da Queima do Alho Regional do Interior Paulista no Parque do Peão, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.
O valor do convite individual foi de apenas R$ 20 e deu direito a um prato feito. Toda a verba arrecada será revertida para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município. O almoço contou com cardápio tropeiro, com arroz carreteiro, feijão gordo, farofa e salada, feito por cozinheiros das comitivas participantes, no fogo de chão. Além do prato, também foram comercializados espetinhos tradicionais, espetinho de rojão e doces típicos, como curau, bolo de milho e pamonha. O evento contou com bingos e brinquedos para crianças, apresentações de violeiros e catira.
Para a organizadora Cláudia Colli, o evento superou todas as expectativas. "Foram cerca de 500 participantes, um público bem maior do que o da edição passada. Estamos muito contentes com esse reconhecimento. Além de passar uma tarde gostosa no recinto, as famílias puderam colaborar com uma causa social, já que todo o valor arrecadado com o almoço será doado para a Apae", afirmou Cláudia.
PROVA EQUESTRE
A modalidade team penning marcou a programação esportiva do Agro Siran, a parte rural da feira, com mais de 90 inscrições. Essa foi a penúltima prova da raça Quarto de Milha na festa deste ano. Nesta terça-feira (09), para finalizar as competições com o QM, ocorrerá a prova do laço em dupla. Todas as competições na feira contam com o apoio do Núcleo Noroeste Paulista de Cavalo Quarto de Milha.
Para o veterinário, competidor e diretor do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), João Mario Geralde, as provas que estão sendo realizadas na Expô servem para que os competidores da região já se preparem para as competições do Campeonato Nacional da ABQM, que ocorrerão no recinto de Araçatuba, dos dias 20 a 28 deste mês. "As inscrições para as provas do Núcleo do Quarto de Milha aumentaram em mais de 50%, em relação ao ano passado. Temos notado que muitos competidores estão aproveitando essas provas para praticar para o Campeonato Nacional", explica o diretor. "A previsão é que as competições equestres reúnam cerca de 220 participantes", afirma Geralde.
TEAM PENNING
Os competidores devem se dividir em equipes com três cavaleiros. Cada uma tem de 60 a 90 segundos para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados. A partir do momento que a fotocélula sorteia o número dos bois e a é boiada juntada ao fundo da arena, o locutor anuncia a pista liberada e, assim o trio sai à procura dos bois.
Os cavaleiros devem seguir as regras e levar somente os animais designados a eles, caso isso não aconteça, pode ocorrer o SAT (Sem Aproveitamentos Técnicos). O tempo limite varia de prova e categoria, sendo que o máximo é de 120 segundos. Quando o primeiro competidor do trio entrar no pequeno curral com os animais e levantar uma das mãos, o juiz para o cronômetro. Ganha quem fizer a prova em menos tempo.
PROGRAMAÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA
Começam nessa segunda (08) os cursos e palestras programados para o Agro Siran. A 1ª Clínica de Rédeas e Ranch Sorting, que ocorrerá nos dias 8 e 9, na pista de ranch, será ministrado pelo treinador Edmar Bezerra (das 8h até as 19h). O evento é pago. "O curso será demonstrado na prática, na pista de competições do Núcleo. O objetivo é explicar para o criador e para o competidor, principalmente, como finalizar a parte de rédeas e de acabamento do animal", explica Geralde. No mesmo dia será realizada a palestra Cerca elétrica (TruTest) e capim Cynodon Dactylon (tifton de semente) – BarenBrug –, na Casa do Quarto de Milha. A palestra é gratuita. (Com informações da assessoria de imprensa do Siran).

 


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2018 018News. Todos os direitos reservados.