CIDADES
Anunciante
COVID19 INSTALADA
VEJAM VÍDEO: ARAÇATUBA CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS

Vítima é homem que apresentou sintomas leves da doença e fez exame em laboratório particular

Anunciante

A Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) confirmou na tarde desta segunda-feira (30) o primeiro caso positivo de coronavírus na cidade. Trata-se de um homem que não viajou para outras cidades e apresentou sintomas leves da doença. O exame foi realizado por um laboratório particular, no último dia 27 de março.

De acordo com a secretária Carmem Guariente, o paciente apresentou sintomas leves, como febre, dor no corpo e fraqueza. Desde o começo, o paciente ficou em isolamento, principalmente com relação a família.

Atualmente, a cidade tem 141 casos notificados, sendo 65 em investigação e outros 68 já descartados, pois segundo a Prefeitura não se enquadram no critério de suspeitos de Covid-19 do Ministério da Saúde. Outros sete deram resultado negativo. A cidade tem, no momento, nove pessoas internadas com sintomas da doença.

“Temos confirmado o primeiro caso de coronavírus. É muito importante falarmos deste caso porque apresentou sintomas leves, febre, dor no corpo, fraqueza e a princípio se pensou em dengue. Como não melhorava e a fraqueza continuava houve a suspeita de coronavírus. Foi colhido exame e agora temos resultado positivo”, explica Carmem em vídeo divulgado pela Prefeitura (veja abaixo). “Desde o início, essa pessoa ficou em isolamento domiciliar, com todas as medidas de precaução, inclusive no contato com sua família. Já se passaram os 14 dias do período de transmissibilidade e a pessoa está bem, assim como sua família”.

A secretária alerta para a importância do isolamento social no combate ao coronavírus. “O que é que a gente pode pensar sobre isso? Primeiro, reforça a necessidade do isolamento social. As pessoas, a maioria, 80% terão sintomas leves e podem transmitir para os outros. Daí a importância de toda regra de etiqueta respiratória e de manter a distância entre as pessoas no convívio”, afirma. “Então, gente, isso não é balela. O coronavírus já está circulando. Desde o início, todas as medidas tomadas foram de tratar cada caso suspeito como um caso positivo, já entrando no isolamento e nas medidas necessárias de precaução. Também nossa unidade ela liga para as pessoas diariamente para saber como estão, sobre melhora ou não dos sintomas. Vamos fazer cada um a sua parte. Não espere vir mais casos positivos. Comece agora a tomar a sua atitude. Fique em casa”, pede a secretária.

 


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2018 018News. Todos os direitos reservados.