Anunciante
PONTO DE VISTA ESQUERDA OU DIREITA; CANHOTO OU DESTRO

Estatísticas apontam que 10% da população é canhota, por isso, Hélio Consolaro chama atenção que se a posição política tivesse alguma relação com mãos e pés, a esquerda política nunca ganharia eleição

Anunciante

Então, caro leitor, nestes tempos de esquerda e direita, me peguei conversando com um colega de hidroginástica. E ele me disse que apanhava da professora porque era canhoto. Apanhou tanto porque pregava-se que o destro, o esperto, aquele que tem destreza, senta-se ao lado direito de Deus: à direita de Deus Pai.

 

Dizem os especialistas que até os quatro anos, a criança é ambidestra, ou seja, escreve com as duas mãos ou chuta com os dois pés. Depois o cérebro vai se ajeitando.

 

Mostram as estatísticas que 10% da população são canhotas, mais homens que mulheres. Se a posição política tivesse alguma relação com mãos e pés, a esquerda política nunca ganharia a eleição.

 

Como politicamente sempre fui de esquerda, tenho bursite no ombro esquerdo de tanto panfletar, embora tenha escrito muito em lousa com o braço direito.

 

Todo dia, propositalmente, passo protetor solar no rosto e nos braços com a mão esquerda, pois assim tiro a esquerda da inércia e massageio a pele. Assim passar o creme promove efeitos colaterais positivos.

 

Voltando ao antigamente. Era considerado que o canhoto tivesse parte com o diabo ou era contra Deus. Meu amigo, de tanto apanhar, ficou meio sinistro. Eu pensei que esse preconceito da Idade Média tivesse acabado, eis que surgem alguns vigaristas transvestidos de pastores dizendo que a esquerda política está contra Deus. Voltaram à Idade Média.

 

Os historiadores afirmam que o conceito de esquerda e direita na política veio da França, no tempo da monarquia. No parlamento, os conservadores, a favor da monarquia, que não queriam mudar nada ficavam na bancada à direita; os republicanos, desejosos de renovação, ficavam à esquerda.

 

Assim permanece até hoje. A esquerda quer mudança, a direita quer que tudo fique como está para ver como é que fica. Cada uma com sua ideologia. É bom dizer que não há pessoas neutras, cada uma tem seus aspectos ideológicos no pensar.

 

Como a professora de meu amigo surrava os canhotos por não aceitar o diferente, por ter uma concepção autoritária do mundo, a direita política quer fazer o mesmo com a esquerda no atual momento.

 

Então, caro leitor, neste domingo você vai votar. O poder lhe será devolvido e poderá teclar os destinos do país na urna eletrônica. Este texto NÃO tem como objetivo mudar o seu voto, apenas me preocupo em dar-lhe mais subsídios para tomar sua decisão, conforme sua concepção de vida.

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação).


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.