Anunciante
OPINIÃO LIBERDADE, DEMOCRACIA E SEM COVID-19

Na coluna Blog do Consa desta semana Hélio Consolaro fala de cultura, amizade e generosidade

Anunciante

Acabei de comer banana frita defronte à TV, diante do YouTube, acompanhando o show "Que tal um samba?" de Chico Buarque e Mônica Salmalso. Não é necessário ir a São Paulo, viajar mais de mil quilômetros. Não precisamos ir ao show, bastar ver Youtube.

 

Escolha na janela de busca da plataforma YouTube o título "Que tal um samba?". Aparece a primeira música, depois é apenas seguir o algorritmo. Aparecem todas a músicas do show automaticamente, ou melhor, tudo está lá sem despesas monstruosas.

 

Valorizo mais o YouTube neste show do Chico Buarque porque já havia assistido ao vivo na sala "Tokio Marine Hall" o show do Chico, foi uma espécie de revisão. Senão, seria portador de frustração, dizendo: "Ser pobre é um merda, não tem o direito de ver ao vivo. Contentar-se com Youtube". 

 

Não é meu caso, eu vi o show ao vivo por isso valorizo a gravação do Youtube. Pobre eu sou, mas tenho amigo generoso, o Carlos Faria: "você vai pagar apenas a sua hospedagem no hotel". Por questões de saúde, a Helena não pôde me acompanhar.

 

Tentei pagar alguma coisa pela estrada, mas ele não deixava. Só consegui pegar escondido uma comanda. Ele resmungou, fui logo dizendo: "faça um BO na delegacia!" Risos. Fazer o quê? O meu coração agradecia.

 

Trabalhamos juntos na Prefeitura como secretários, eu na Cultura e ele na Desenvolvimento. Eu do PT, ele sem partido. Há muito ele queria me dizer que era meu amigo, me dando livros. Dessa vez exagerou, esse cara é mesmo meu amigo. A Vera, sua esposa, que foi nos vigiando, é também maravilhosa. Na volta, mais uma companheira de viagem: Tânia Gimenez.

Sexta-feira, o abominável 31 de março, eu passei um dia de rei. Comemorei a democracia, a liberdade e sem covid-19 com Chico Buarque e Mônica Salmaso. Mas como foi um show em novos tempos (vitória de Lula) "Bancarrota blues" (dedicada a Paulo Guedes) substituiu "Apesar de você". A plateia era ideologicamente homogênea, uma sessão para quatro mil pessoas, sem mesas desocupadas. Quando muito, algum namorado (ou namorada) bolsonarista fora arrastado para o show. Jogo de torcida única.

 

O show foi produzido em 2022, mas com Lula vitorioso, Chico Buarque e Mônica Salmaso se comportaram como menestréis, dando a entender durante o show, sem nenhum viés panfletário.

 

No Youtube ou ao vivo, o espetáculo comemora a democracia, a liberdade e o mundo sem pandemia.

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.