Anunciante
HOMEM DE PODER RÁDIO NOVA BRASIL ASSUME LUGAR DA CULTURA FM; COISA DE CHAIM ZAER

Consolaro discorre sobre feitos do araçatubense que investe em educação e comunicação

Anunciante

No mundo do ter, capitalista, subir e descer fica mais visível. Neste setor, a vida se parece mais a uma gangorra. Alguns ficam ricos e outros, pobres. Mas não é sob esse prisma que o assunto será abordado.

Como já estou na velhice, a perspectiva de tempo fica mais larga e distante, dá para ver o movimento de algumas personalidades desde o início. Numa cidade como Araçatuba-SP, com 200 mil habitantes, observar a mobilidade social fica mais fácil.

Na cidade, em décadas, os graúdos ficaram médios, miúdos. Qualquer afortunado queria ter gado no pasto numa pecuária extensiva. Quem tinha loja de um quarteirão, se reduzia a três portas. Ainda há algumas mansões, mas a maioria está nos condomínios, verticais (um apartamento por andar) e horizontais. Costumam dizer que o dinheiro mudou de mão.

Naquela época, em Araçatuba, vivia, exercendo a função de inspetor de aluno em escola pública, um tal Chaim Zaer. Como bom libanês (naturalizado), partiu para o setor privado, resolveu montar um cursinho pré-vestibular na rua Joaquim Nabuco, quase colado à Praça Rui Barbosa. Meu mano Alberto Consolaro fez o cursinho Prevê (do Chaim) sendo aluno do antigo IE e ingressou na Odonto de Araçatuba.

Em 1979, fui do corpo docente OBJETIVO, de quem Chaim era franqueado nas séries do ensino de segundo grau, num prédio da avenida Brasília, onde funciona atualmente a concessionária da Honda, mas ele já estava com cursinho em Andradina, expandindo. A escola promovia shows dos expoentes da MPB na década de 70-80 no ginásio de esportes Plácido Rocha ou teatro da Nipo. Atravessou o ribeirão Baguaçu e ganhou o mundo.

CHAIM ZAER

Naquele ano, foi inaugurada a rádio Cultura FM (07/09/1979), corolária da AM. Chaim mandou instalar alto-falantes no pátio para que alunos ouvissem "boa música" no intervalo, o chamado recreio.

As rádios de frequência modulada eram a coqueluche da época. A rádio mais antiga de Araçatuba é a Cultura AM (07/09/1939). A família Fares era dona das duas que funcionavam no mesmo prédio, na rua Oswaldo Cruz.

Agora, depois de magnata da revista Forbes, Chaim resolveu comprar justamente a Rádio Cultura FM, 95,5 e todo o sistema Rádio Nova Brasil, que só toca MPB biscoito fino, como as antigas FMs. E está mudando a Nova Brasil de Birigui para Araçatuba.

Não sei se Chaim Zaer leu a minha crônica de 31/03/2018 deste blog: Rádio Nova Brasil em Birigui. Como? Agora, se perguntarem "Rádio Nova Brasil em Araçatuba. Como?", eu posso responder: o proprietário do sistema é de Araçatuba. Afinal, temos um endinheirado por aqui que investe em educação e comunicação. Tanto que, a partir de 01/12/2020, rádio Nova Brasil de Araçatuba estará na 95,5 (antiga Cultura FM).

Para você, caro leitor, saber o motivo de meu espanto é só ver onde estão as emissoras do sistema Nova Brasil: Birigui (agora, Araçatuba), Brasília, Campinas (SP), Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo (emissoras próprias) e Aracaju, Fortaleza e Maceió (afiliadas). Só capitais.

O Chaim Zaer infla sua fortuna, e eu com orgulho besta, entusiasmado com a frutinha araçá.


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.