Anunciante
INCENTIVO A LEITURA UM EVENTO DA LITERATURA JECA

O jornalista, professor e segundo ele croniqueiro, Hélio Consolaro, será uma das figuras ilustres de lançamento de projeto em Jimirim, neste sábado (18)

Anunciante

Recebi um e-mail de gente querendo comprar um exemplar de cada livro publicado deste croniqueiro. Quando li isso, puxei o colarinho da camisa para cima e fiquei todo cheio e pensei: "Não ando escrevendo em vão".

 

Há gente por essa Terra, gente que não faz só por dinheiro, pensa nos outros também. É o caso da associação chamada Culturando. Teima, teima e de vez em quando consegue um projeto. São daquela região de Montes Claros, Tietê, Cerquilho, Jimirim. Do antigo interior do Estado de São Paulo, região onde nasceu a música caipira. Oeste paulista ainda para os paulistanos é sertão.

 

Culturando foi contemplado com a escolha do projeto "Biblioteca Culturando - Flanboyant das Artes" com sede em Jimirim-SP. Em vez de saírem comprando livros por quilo ou por metro para compor o acervo, optaram por comprar livros de escritores nascidos no interior Estado de São Paulo. Uma forma de dar apoio à Literatura Jeca.

 

É bom saber que o Estado de São Paulo por ser uma unidade da federação mais cosmopolita, juntamente com Rio de Janeiro, acaba monopolizando a cultura brasileira, classificando a cultura dos outros estados de regional.

 

Por causa disso, São Paulo tem o seu castigo, os paulistas não vestem a camisa de sua cultura regional, perdendo sua identidade. Depois do Modernismo, como ficou a literatura no estado, incluindo capital.

 

Os literatos do rico interior paulista ficam no anonimato, embora seja bem desenvolvido. Vamos a alguns nomes: Cornélio Pires, Leão Machado, Carlos da Fonseca, Ruth Guimarães, Valdomiro Silveira, Alves Mota. São todos escritores do século passado, falecidos, desconhecidos pela literatura brasileira.

 

Neste sábado, 18/03/2023, estarei com o Hosanah Spíndola e Antônio Reis, na inauguração da biblioteca em Jimirim. Haverá a presença do escritor Inácio de Loyola Brandão, nascido em Araraquara. Ele, um astro, com luz própria para se encontrar com bando de vaga-lumes que vive com a luz bruxuleando.

 

Cada escritor presente vai ter alguns minutinhos para falar de suas obras e também sessão de autógrafos. Dieferson Gomes apresenta a interpretação vencedora do I Festival Culturando de Literatura, com o poema “Não é tempo de poesia” (Mayara Beami).

 

Pedro Massa e Fábio Tomazela (Instituto Cornélio Pires) presentearão o público com o som da música raiz. E também muita música com o grupo "Choro e Prosa".

 

Em Jumirim será o encontro de escritores vivos, anônimos, companheirada das letras caboclas, escrevendo apenas para ser feliz.

 

SERVIÇO:

DATA: 18/03/2023, 10h

LOCAL: sede do Culturando no ACAP – Acampamento Água de Pedra

Rua Célio Roberto Faulim, 852 – Bairro Água de Pedra – Jumirim / SP

“Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc Edital e Projeto Culturando.

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)
 


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.