Anunciante
DICA DE LEITURA UM LIVRO PARA NÃO ESQUECER AS LIÇÕES DA PANDEMIA

Próxima noite de autógrafo de “Anjo de plantão na UTI”, será no dia 19 de setembro, às 19h30, na Balada Literária do Quintal Cultural, na av. Cussy de Almeida, 2.088, em Araçatuba

Anunciante

O cronista não dá sossego a seus leitores. Publica seus textos em jornais, sites e blogs. Tem milhares de leituras, mas quer mais, reúne-os em livros por temas. Assim estou aqui mais uma vez com meu oitavo livro: "Anjo de plantão na UTI".

 

Esse livro apresenta crônicas publicadas durante a pandemia cujo tema é covid-19. A historiografia vai apresentar o período e suas características e interpretações. O cronista, filósofo do cotidiano, apresenta os detalhes, as idiossincrasias, os costumes, sem escapar nada.

 

Os 32 textos não estão em ordem cronológica de publicação, mas com a leitura, o leitor vai descobrir se ele foi escrito no início, no meio ou no fim da pandemia.

 

Dentre os textos, há duas novidades. "Salvou a vida", que é um conto inédito, apenas publicado no livro. A covid-19 não apenas matou gente, salvou também, chegou a ser cupido.

 

E um outro que não é de minha lavra "Tinha que respirar", de Antônio Luceni, professor e escritor da Academia Araçatubense de Letras. O Toninho quase bateu a caçoleta durante a pandemia, a covid-19 invadiu o seu corpo com toda força.

 

Ao procurar o título do livro, a minha primeira opção aparecia muitas vezes no Google. Fugi dele e voltei ao tradicional, fazer título do livro a melhor crônica dele. Então "Anjo de plantão na UTI" foi a escolhida porque nela fé e ciência não aparecem como antagônicas, mas em interação. O tema aparece também, com mais clareza, no texto "Ciência é conhecer o que Deus fez".

 

Fazer a capa de um livro é outro desafio, o escritor pede ajuda do artista plástico, ao arte-finalista. Ela é o primeiro marketing, fazendo com que o leitor vá para suas páginas.

 

Como o Google é a nossa enciclopédia eletrônica, fui buscar algumas imagens, atrás de inspiração. Digitei no busca "fé e ciência" e veio a imagem do famoso muralista de São Paulo Eduardo Kobra, muito conhecido no Brasil e no exterior. Título do mural: Ciência e fé.

 

Assisti ao documentário "Kobra - autorretrato", Youtube, de Lina Chamie. Muito bem feito e revelador da vida desse cidadão que se libertou da pobreza pela arte, transformando-se em defensor da vida e da paz.

 

O mural "Ciência e fé", com 20m por 10m, foi construído por Kobra durante a pandemia numa das paredes externas do Hospital das Clínicas e entregue a São Paulo no aniversário da cidade em 1922, 25 de janeiro. 

 

Não chamei um astro da literatura para prefaciar o livro, mas um ex-aluno da Escola Estadual Genésio de Assim, um jornalista de Araçatuba que se interessa cada vez mais pela literatura: Antônio Reis. É o primeiro prefácio dele.

 

A editora é a Pindorama, também do escritor Deidimar Brissi, por onde o leitor pode adquiri-lo (R$39,40) de qualquer lugar do mundo, basta clicar sobre este linque: Anjo de plantão na UTI. Em breve, estará também na Amazon.

 

Já andei fazendo noites de autógrafos na Academia Araçatubense de Letras, na reunião do Rotary Cruzeiro do Sul e na assembleia do PT, com a presença do ministro Alexandre Padilha.

 

No próximo 19 de setembro, 19h30, estarei autografando o livro na Balada Literária do Quintal Cultural, av. Cussy de Almeida, 2088 - Araçatuba-SP, com venda no local. R$40,00, para facilitar o troco (ou Pix).

 

Pelas artes, e a literatura é o bordar com a palavra, a humanidade registra suas alegrias e tristezas. Não podemos esquecer as lições dolorosas da pandemia.

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.