Anunciante
PONTO DE VISTA UMA CIDADE É CONHECIDA POR SUAS PRAÇAS

Exposição leva o professor, jornalista e cronista, Hélio Consolaro, a fazer observações sobras as praças - hoje temos mais de cem – de Araçatuba

Anunciante

Cronista não é um arquiteto, este planeja, projeta, o outro comenta, futrica, dá opiniões, às vezes, tortas. Com este olhar torto, fui visitar presencialmente as fotos de 10 praças de Araçatuba, escolhidas pelos agentes do projeto "Araçapraças", fotógrafos Devair Muchiutti e Fernanda Russo. O custo do projeto foi financiado pela Secretaria Municipal de Cultura.

 

A proposta do projeto era para apresentar as fotos digitalmente devido à pandemia da convid 19, pois foi pensado em 2021, mas recentemente foi montada em forma de exposição no espaço cultural "Fábrica da Arte", de Fernanda Russo e Márcio Kadá, na rua Marcos Manfrinatti, 2.147, Jardim Iporã, no bairro da fábrica da Nestlé. No sábado, 19/08/2023, último dia da exposição, apareci por lá acompanhado da Helena.

 

A arquitetura, item paisagismo e urbanismo, apresenta a evolução das praças no mundo. Ela começou como largo, apenas um espaço, sem vegetação. No Brasil republicano, as pequenas cidades surgiam com uma praça e uma igreja. Araçatuba não foi diferente.

 

Hoje temos mais de cem praças em Araçatuba, elas ocupam no loteamento ou conjunto habitacional, as chamadas áreas verdes. Cada praça dá despesas para a Prefeitura, se tiver banheiro, dobram. Elas têm várias funções. A praça Rui Barbosa, a central, a primeira, hoje é um lugar de passagem, de vez em quando de eventos maiores. Não é um lugar de encontro dos moradores do entorno (edifícios). Temos algumas praças sendo cuidadas pelos moradores.

 

Atualmente surgiram os calçadões, os shoppings, os condomínios, com pracinhas internas. Eles são locais derivados das praças. Um deles, em Araçatuba, se chama "Shopping Praça Nova".

 

Recente a prefeitura de Araçatuba reformou a praça da Paineira, no cruzamento da rua Marcílio Dias e avenida Prestes Maia (praça Flávio Leite Ribeiro). Está em processo de reforma a da Santa Casa (praça Dr. Jaime de Oliveira). Não se trata de restauro, não voltam ao que eram, é uma revitalização, preservando apenas a vegetação.

 

O “Araçapraças” foi selecionado no "Concurso número 1/2021 para seleção de projeto para realização de exposição inédita de artes visuais" fotografou 10 praças. Sendo elas: Rui Barbosa, Getúlio Vargas, João Pessoa, Seisaburo Ikeda (Guanabara), São João, Sakusuke Nó (antiga praça Tóquio), São Joaquim, João XXIII (Paraíso), Carlos Soares de Castro (da Fumaça) e Nove de Julho (Câmara de vereadores).

 

Todas as imagens captadas por Fernanda e Devair foram transferidas para o papel a partir da técnica de revelação conhecida como cianotipia, que fornece imagens em tons de azul, dando ao trabalho um toque especial.

 

Você, caro leitor, pode visitar a exposição digital, navegando no site www.aracapraças.com.br. Assim, vai conhecer melhor Araçatuba.

 

Como cronista, digo que pelo cuidado dado aos banheiros, conhecemos os estabelecimentos; pelas praças, por seu cuidado com elas, percebemos como andam a cidadania em cada município.

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)

 

VEJA VÍDEO DA EXPOSIÇÃO:

 


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.