Anunciante
ÓPTICA SONORA 37 MUDAM AS ESTAÇÕES E A VIDA SEGUE SEU CURSO...

Na coluna mais musical do mês, Márcio Kadá, relembra amigos e lugares por onde passou, entre eles os encantos de Arraial d’Ajuda

Anunciante

Boas novas e ótimas vidas musicais a Todos.

 

O outono chegou, e passaram os dias da oração, internacional da mulher, do telefone, da poesia, da contação de histórias, mundial da água, da Constituição, do circo, a guerra continua, as máscaras estão saindo de uso e o ano é de eleição.

 

Não entrarei em assuntos e disparates, que assistimos nas telas do sistema de alianças e poderes, contraditórios em seus sensos, duvidosos de credibilidade e boas intenções. Serei lúdico, insano e romântico, dando o valor aos momentos que temos oportunidade de agradecer, usufruir, e que ficarão escritos nas lembranças da celebração em família, de nossas bodas de marfim.

 

Assim como o Rio de Janeiro, Arraial d’Ajuda continua lindo após, quase, 20 anos. A igreja de Nossa Senhora d’Ajuda acolhe e emociona a alma, com tamanha energia de fé que flui no ambiente. Às 18h00 toca o sino e a canção Ave Maria Opera de Franz Peter Schubert ecoa na vila.

 

Atrás da igreja, as fitas dos três pedidos, enlaçadas no Mirante, colorem a borda da pintura natural que se forma no horizonte, até aonde a vista alcança.

 

Ao redor da praça no Largo d’Ajuda, no centro histórico, os estabelecimentos de comércio e gastronomia preservam as fachadas originais, devidamente restauradas.

 

Conhecemos a adorável sorridente Kally, em frente à Loja Sinderela (com S mesmo) e a agradável carismática Fran no delicioso Café da Santa.

 

Saindo do centro histórico e seguindo pela famosa rua da Bróduei (homenagem à Broadway), chega-se à praça São Brás, região central, onde ocorrem feiras e som ao vivo com artistas locais, em frente ao quase despercebido pequeno e histórico Cemitério de São Benedito. Na travessa de mesmo nome, fica a dica do Maria Yabá Café. 

 

Entre as barracas, lojas e o encontro dos fluxos, ali também começa a rua do Mucugê, sempre considerada a mais charmosa do Brasil, com seus bares, restaurantes, o Beco das Cores, com o Takeshi Sushi bar, a Pitanga Pizzaria e o violinista Nascimento, realizando uma apresentação em meio aos transeuntes, neste vilarejo de paralelepípedos iluminados, que com a elegante rusticidade de seus encantos, geram a sofisticação bucólica e tudo é naturalmente fascinante.

 

Para o lazer e aventuras “radicais”, o Eco Parque é uma opção divertida. O local é muito organizado e possui diversas atividades para todos os gostos. Rio lento com boias para flutuar entre as árvores, Arvorismo a seis metros de altura, repleto de obstáculos e pontes suspensas, num trajeto na mata que culmina na tirolesa e posteriormente na piscina.

 

O tuboágua individual e toboágua familiar a 20 metros de altura, com descida na boia, repleta de curvas e quedas íngremes, piscina de onda artificial e uma infinidade de ofertas gastronômicas, que vai de um restaurante self-service às estruturadas barracas de acarajé, tapioca, hot-dog, hamburgueria, churrasquinho, milho verde, pizza, crepes, churros, doces, sorveteria, além da loja de souviners.

 

Os responsáveis por nos levar a estes locais e nos traslados do aeroporto foram, respectivamente, o sr. Sérgio, argentino que mora lá desde 1999 e o Vinicius, rapaz novo, baiano, nascido e criado na região de Porto Seguro. Ambos, muito gentis, atenciosos e cordiais.

 

A estada foi na aconchegante Pousada Saint Tropez, com uma excelente equipe liderada pelo Willian. O Renildo e Rodrigo, são as simpatias do restaurante, Naiana com sua amável alegria da Bahia, cozendo deliciosos omeletes e tapiocas no café da manhã.

 

O carinho no atendimento da Fran, Davi, Taiala, Edilson, Amandas, Diones, Joilson, Jonatha, Fávio, Rosângela e Ludmyla. Enfim, Gratidão por esse momento.

 

Daqui mais alguns anos voltaremos, com a bênção e proteção de Nossa Senhora d’Ajuda. Que assim seja... Amém. Nam-myoho-renge-kyo. Glória. Axé. Saravá. Aleluia. Shalom. Namastê. 

 

A Coluna destaca o novo Projeto do amigo conterrâneo araçatubense, Magno Martins.  A indicação de trabalhos que passeiam pelo som de relaxamento, do músico indiano Zia Mohuddin Dagar e da banda de jazz Caldera, ambos apresentados pelo amigo e músico Marcelo Batistella. O amigo da música autoral e festivaleira, Biel Cavalcanti, de Ilha Solteira. A emocionante sensibilidade da canção hispânica de Olga Román. Sambas e Bossas da potiguar, radicada no Rio de Janeiro, Roberta Sá. O swing nordestino paraibano de Lucy Alves e a nobre interpretação de Maria Bethânia.

 

Saúde, Proteção, Natureza, Felicidade, Leveza, Generosidade e Fé. Divirta-se!!!

 

Abraços Fraternos e Sonoros.

 

DESTAQUE

Fauna & Flora - Magno Martins

Magno estreou o seu canal no YouTube. Ele tem mais 30 músicas gravadas, que serão lançadas este ano e em breve publicará mais clipes. Vencedor de diversos Festivais de MPB, possui composições gravadas por Flávio Otoni, Irmãs Galvão, Dam Braz e o conjunto Guentaê.  Residindo em São Paulo há anos, participou ativamente da vida artística interiorana e de Araçatuba entre as décadas de 70 e 80. Lançou o Cd "Muito blue" em 1996 sendo a música "Luzes de Araçatuba", uma das canções mais conhecidas que falam da cidade. Respire a atmosfera da 1ª publicação e aguarde as belezas que estão por vir. https://youtu.be/G8CLaJsdOAs

 

Canções, Compositores, Cantores e Bandas______________   

Zia Mohiuddin Dagar, popularmente conhecido como Z. M. Dagar, era um músico clássico do norte da Índia, um da 19ª geração de músicos dhrupad da família Dagar. Ele foi o grande responsável pelo renascimento da rudra vina como instrumento de concerto solo.

https://youtu.be/q5trNs7M3MU

 

Caldera é o álbum de estreia da banda de jazz Caldera, formada por músicos, argentino, porto riquinho, americanos e brasileiros. Lançado em 1976 pela Capitol Records, o álbum alcançou a 33ª posição na lista dos 40 melhores álbuns de jazz da Cashbox.

 

Músicos: Jorge Strunz — violão, guitarra elétrica, percussão; Eduardo del Barrio — piano acústico, piano elétrico, sintetizadores, percussão, clavinete, vocais, Steve Tavaglione — saxofone soprano, flauta, baixo, flauta alto; Mike Azeredo — congas, percussão, Carlos Vega — bateria, percussão, Dean Cortez — baixo elétrico, Raul De Souza — trombone baixo, trombone; Roberto da Silva — percussão; Carolyn Dennis — vocais

https://youtu.be/iI1Zkj46Tzc

 

Sãs Provações / Seleção Natural - Biel Cavalcanti. Compositor, intérprete, Professor de violão e viola, faz em sua música a fusão do primitivismo ao contemporâneo. Participou de festivais em diversos estados do País, sendo premiado em diversas categorias, nos renomados Festivais de Tatuí, Limeira, Ilha Solteira e Bauru (SP); Campo Grande (MS); Muzambinho e Ponte Nova (MG) e Mapa Cultural Paulista.

https://youtu.be/uibjHxsoMqk           https://youtu.be/jdzdmhVd_4g

 

Outro Tiempo Llegó - Olga Román. Cantora e compositora espanhola, estudou música em Boston, nos Estados Unidos e formou-se na prestigiada Berklee College of Music. Com o Quarteto Olga Román, se apresentou em muitos festivais de jazz da Costa Leste, incluindo Montreal, Quebec, Boston Globe, Newport. Foi indicada ao Boston Music Awards de Melhor Cantora de Jazz. Em 2004 ela lançou seu segundo álbum, Olga Román 2, gravado entre Madrid e Buenos Aires e no repertório esta primorosa canção. Nos últimos anos tem-se dedicado integralmente como solista.

https://youtu.be/YAtMJ5Yr4as

 

Sambas & Bossas / 2004 (Álbum Completo) - Roberta Sá. Roberta Varella de Sá, nasceu em Natal (RN), é uma cantora brasileira de MPB, samba e bossa nova. Sua discografia conta com seis álbuns de estúdio, e dois CD/DVD ao vivo. Em 2007, Roberta Sá foi indicada ao Grammy Latino na categoria de "Artista Revelação”. Em novembro de 2016, Roberta lança o CD/DVD Delírio No Circo, com participação de Martinho da Vila. O projeto registra o show "Delírio", baseado no álbum homônimo da cantora, e foi captado ao vivo no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em maio de 2016. Este é o segundo CD e DVD ao vivo lançado por Roberta Sá. O registro rendeu o prêmio de Melhor Cantora de Samba no Prêmio da Música Brasileira de 2017.

https://youtu.be/b8K3d6FF2So

 

Andar com Fé (Giberto Gil) -  Lucy Alves. Lucyane Pereira Alves, conhecida como Lucy Alves, é uma cantora, compositora, multi-instrumentista apresentadora e atriz brasileira. Começou sua vida artística aos quatro anos de idade, ingressou no mundo da música pelo Projeto Formiguinhas e depois sendo violinista na Orquestra Infantil da Paraíba e da Camerata Izabel Burity. Participou como solista das Orquestras Sinfônicas da Paraíba e de Recife e da Orquestra da Câmara de João Pessoa. Tocou violino no Conservatório Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi também na UFPB que ela se graduou em música. Desde 2002, ela está entre as integrantes do grupo nordestino Clã Brasil, no qual lançou oito álbuns, sendo dois álbuns ao vivo e dois DVDs. Após sua participação no programa The Voice Brasil assinou contrato com a gravadora Universal se lançando em carreira solo.

https://youtu.be/VHnlFm_53zQ

 

Céu de Santo Amaro (Flávio Venturini/Caetano Veloso) - Maria Bethânia. Maria Bethânia Viana Teles Veloso, nasceu em Santo Amaro Bahia, em 18 de junho de 1946, cantora, compositora e poetisa brasileira. É conhecida como "Abelha Rainha" e "Rainha da MPB". Na juventude, participou de peças teatrais ao lado de seu irmão, o também cantor e compositor Caetano Veloso, e de outros cantores proeminentes da época. Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou sua carreira musical substituindo a cantora Nara Leão no espetáculo Opinião. No mesmo ano, assinou contrato com a gravadora RCA e lançou seu homônimo álbum de estreia. Com mais de 26 milhões de discos vendidos ao longo de mais de 50 anos de carreira, Bethânia foi eleita em 2012, pela revista Rolling Stone Brasil, como a quinta maior voz da música brasileira. 

https://youtu.be/y8z1V_XPgcY


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.