No ano de 2010 o músico e compositor Márcio Kadá iniciou a pesquisa para selecionar canções que são referências na trilha sonora cotidiana e influências de sua formação musical. A artista visual Fernanda Russo registrou imagens que se correlacionam com as canções do repertório escolhido. Desse laboratório surgiu o projeto Óptica Sonora.
O tom intimista da voz e violão expande quando a projeção das fotografias desperta o interesse pela identificação do que a música traduz.
Representantes do movimento cultural e artístico da região Noroeste do interior do Estado de São Paulo, buscam inovar os formatos de apresentação, promover o encontro de linguagens e segmentos artísticos, assim como contribuir para o processo de formação de público.
O Projeto Óptica Sonora participou de Editais associados ao SESI e Instituições de Educação e Cultura de 2012 a 2016. Após esse período, a nova formação elaborou o espetáculo e gravou o CD “FotoLíteroMusical”, lançados em 2018 pelo Edital do CMPC Araçatuba e SESC. Em 2019, além de integrar o projeto Território SESISP de Arte e Cultura em julho no SESI Birigui, realizou apresentações no período de agosto a novembro pelo PROAC ICMS em diversas cidades do estado de São Paulo. No ano de 2020 realizou diversas Lives e foi comtemplado, recebendo o Troféu Odete Costa, Prêmio Destaque na categoria Música de Araçatuba. Em 2021, o grupo organizou o Canto dos Araçás – Festival MPB de Araçatuba; participou do Projeto Arte à Vida, realizado pela PROEX UNESP de junho a novembro. A apresentação estimula a imaginação, os sentimentos e incentiva o desenvolvimento cultural do público por meio das diversas manifestações artísticas.
A pesquisa realizada preserva tradições, passeia por ritmos da MPB, temas poéticos e valoriza a manifestação da Arte e Cultura Contemporânea, além de promover a sociocultural e participar do processo de formação do público espectador, consumidor, e de futuros artistas em todas as faixas etárias.
Tendo como base a música, as apresentações do Óptica Sonora incorporam elementos das artes visual e literária, e pela integração poética das artes, o despertar para as sensações, lembranças, emoções sobre as relações humanas.
Projeções de vídeos, textos, performances e uma exposição com fotografias, completam o espetáculo. Essa reunião proporciona uma experiência rara, multissensorial, rica, de não só ouvir a música, mas também de experimentá-la de outras formas.
CONFIRA O PRIMEIRO DA SÉRIE DE VÍDEOS QUE VAMOS APRESENTAR:
Equipe:
Fernanda Russo - Fotografia/Vídeos
Márcio Kadá – Violão / Voz/ Composição
Tico Batera – Bateria
Éverton Rogério - Teclado
Jorge Leal- professor/técnico de projeção de vídeo