Anunciante
PENSANDO SOBRE: A ASCENSÃO DA FILOSOFIA

“Questionar, duvidar, ou seja, não aceitar opiniões prontas, ideologias ou dogmas”, escreve o promotor de justiça, articulista e escritor, Adelmo Pinho, em seu mais recente artigo na coluna REFLEXÕES

Anunciante

No campo da filosofia, costuma-se dizer que ela está em alta quando a sociedade está em baixa (crise). Se perguntar a um filósofo para que serve a filosofia, talvez a resposta seja: para nada ou para tudo.

 

A filosofia (ocidental ou oriental) ajuda o homem a pensar sobre a razão das coisas serem como são, buscando-se a origem ou o sentido de tudo.

 

Política, razão, amor, formas de governo, poder, religião, corrupção, tudo é assunto de interesse para a filosofia.

 

Para o filósofo Pondé, filosofar é questionar, duvidar, ou seja, não aceitar opiniões prontas, ideologias ou dogmas. A filosofia é como aquela luz, que descreveu Platão, em “O mito da caverna”, que faz o homem “ver as coisas de uma maneira diferente”.

 

Na vida, o “novo” costuma incomodar e causar resistência. Redefinir conceitos assentados culturalmente, não é algo fácil: Jesus Cristo e Sócrates, inclusive, morreram por isso. Mas, em meio a tanta ignorância, a filosofia torna-se um farol na escuridão.

 

A filosofia, enquanto ciência, busca a sabedoria e o conhecimento. Quando se proíbe ou limita o conhecimento, contraria-se a natureza humana.

 

Existe há séculos no catolicismo uma extensa lista de livros filosóficos e literários, considerados não recomendados pela Igreja (Index Librorum Prohibitorum). Trata-se de uma forma de coibir o conhecimento. Confesso que já li vários deles e nada me influenciou sobre acreditar ou não no metafísico ou numa divindade. Penso, sobre essa “recomendação”, que cabe ao leitor avaliar se determinada obra é ruim ou boa para si, dispensando-se um “julgador intermediário” ou a “terceirização” da leitura.

 

Outro questionamento que não quer calar, é: como adequar a filosofia ao mundo moderno, movido pelas redes sociais e pela internet? A filosofia sobreviverá? Parece que, apesar da importância das novas tecnologias para diversas áreas da atividade humana, elas não levam o homem à reflexão e nem se equiparam à Àgora. Ao contrário, em regra as redes sociais e a internet expõem banalidades, lembrando uma parte das novelas brasileiras.

 

A filosofia possui papel importante para a evolução da humanidade, porque desenvolve no homem senso crítico. Exemplifico: qual a essência do Estado e o que motiva o homem à aceitação e à obediência a esse ente imaterial (Estado)?

 

A filosofia ajuda a pensar sobre isso e muitas outras coisas ... Senão, seria como 1984, de George Orwell: o Estado pensaria pelo povo e os livros seriam queimados, decretando-se o fim da filosofia e da literatura.

 

Enfim, fica a seguinte provocação: a filosofia é uma ciência abstrata dispensável, uma bobagem ou é realmente importante para ser aplicada na vida cotidiana? Essa reflexão cabe a cada um ...

 

Adelmo Pinho é promotor de justiça em Araçatuba (SP), articulista e escritor

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.