Anunciante
OPINIÃO A DIFERENÇA ENTRE O SER E O PARECER

“Os homens inventaram a linguagem com o intuito de ocultar seus pensamentos”, diz Volteire. A partir dessa ideia, o promotor de Justiça, Adelmo Pinho, convida o leitor para uma reflexão em sua crônica

Anunciante

Analisemos a seguinte situação: você encontra uma pessoa conhecida na rua, conversa com ela, mas quando a vê novamente no mesmo dia, numa festa, ela finge que não te conhece. Por que isso ocorre? A sociologia pode explicar o porquê disso.

 

Eduardo Giannetti, no livro “Trópicos Utópicos”, Editora Companhia das Letras, discorre sobre o ser e o parecer de forma bem interessante. Nas relações pessoais de amor e amizade, no trabalho e no social há sempre mais coisas que pensamos do que expressamos.

 

Cita o autor acima Volteire (filósofo iluminista francês), com a frase: “os homens inventaram a linguagem com o intuito de ocultar seus pensamentos”. É fato.

 

Na vida prática haverá sempre uma distância entre aquilo que é ser – aquilo que genuinamente pensamos, e o parecer – aquilo que efetivamente externamos.

 

Muitas vezes agimos como se estivéssemos de máscara, nos ocultando dos outros ou até de nós mesmos.

 

São os papéis que a sociedade nos impõe, que faz com que deixemos de nos reconhecer e até busquemos uma terapia.

 

Giannetti menciona Kant (filósofo prussiano): “quanto mais civilizados se tornam os homens, mais eles se tornam atores; eles desejam montar uma cena e fabricar uma ilusão”.

 

Existe, assim, uma linha muito tênue entre a falsidade – que é o contrário à verdade, e o exercício de um “papel social”.

 

A hipocrisia ou a dissimulação não são equivalentes a um papel social. O equilíbrio entre o voluntário – aquilo que se pensa, e o artificial – como exteriorizo o pensamento, é o ideal para a convivência consigo mesmo e com terceiros.

 

É certo que, não é necessário dizer sempre o que realmente se sente, mas também não se pode ocultar de todo o pensamento ou o sentimento, senão o “eu” seria anulado.

 

Em síntese, podemos, assim, exercer os diversos papéis que a sociedade nos impõe para vivermos de forma civilizada, mas nem por isso precisamos ser hipócritas.

 

Adelmo Pinho é promotor de Justiça em Araçatuba (SP).


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.