Anunciante
OPINIÃO A ESPERANÇA QUE VEM DO VERBO “ESPERANÇAR”

A crônica da semana do promotor de Justiça, Adelmo Pinho, nos faz refletir que, apesar dos percalços da vida, não podemos deixar morrer a esperança

Anunciante

Num dia de domingo, como outro qualquer, fui à feira da praça Olímpica de Araçatuba e me senti otimista com o ser humano. Percebi que, apesar de estar decepcionado com a política, com as guerras e com pessoas, não se pode perder a esperança.

 

O fato foi que naquela ocasião, na feira, um idoso tropeçou, caiu e não conseguia ficar de pé. Diante do ocorrido, várias pessoas prestaram auxílio a ele, acolhendo-o com palavras e realizando atos para o seu restabelecimento.

 

Eu que tudo presenciei e participei desse momento, pude perceber no semblante do acidentado, ainda caído, que apesar de chateado pela situação, ele não se sentiu sozinho e ficou feliz pelo acolhimento e socorro recebidos.

 

Aos poucos ele se recuperou e pôde deixar o local, dirigindo seu automóvel.

 

Mário Sérgio Cortella, filósofo, ensina que devemos ter esperança do verbo “esperançar” e não do verbo “esperar”.

 

Esperar somente não resolve ... Vivenciando tal fato na feira, refleti que, apesar dos percalços da vida, não podemos deixar morrer a esperança.

 

Em meio ao egoísmo e a mesquinhez de muitos, existe a bondade e a solidariedade de outros, como se houvesse uma “compensação natural” ou divina para que ocorra um equilíbrio.

 

Escreveu Willian Shakespeare (escritor, poeta e dramaturgo inglês), num dos trechos da obra Menestrel: “Com o tempo se aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens. Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso”.

 

Ter sonho é nutrir esperança. Temos que ensinar aos jovens que sonhos ou aspirações são importantes e não bobagens.

 

A fé também é importante, ela nos dá esperança. Deixar de ter esperança, fé ou de sonhar, é renunciar à beleza da vida.

 

Enfim, o acolhimento do idoso naquela feira por pessoas anônimas, com as quais ele nunca teve contato, é a prova terrena de que nem tudo está perdido. Apesar dos pesares, o ser humano ainda possui bondade e amor para com o semelhante.

 

Não basta, porém, ser esperançoso somente: é preciso agir e ter motivação para seguir em frente. Como disse o filósofo Santo Agostinho (século 4º d.C): “a esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”.

 

Não perquemos a esperança para, assim, seguirmos confiando.

 

Adelmo Pinho é promotor de Justiça em Araçatuba (SP).

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.