Anunciante
EXEMPLO A GENTILEZA DO PROFETA QUE GANHOU O MUNDO

A gentileza é algo contagiante e faz bem para quem a exerce e para quem é destinada, avalia o promotor de Justiça, Adelmo Pinho, na coluna Reflexões

Anunciante

“Profeta Gentileza” ou José Datrino (nome civil) foi um pregador urbano que se tornou conhecido pela frase, “gentileza gera gentileza”, e por fazer inscrições artísticas nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro (RJ).

 

A cantora Marisa Monte compôs a música “Gentileza” em homenagem ao profeta, depois que pintaram sobre as inscrições – arte - dele no viaduto carioca. A letra da canção expressa a indignação da cantora com o ato de agressão à cultura e em especial à obra vilipendiada do profeta: “Apagaram tudo. Pintaram tudo de cinza. A palavra no muro ficou coberta de tinta... Nós que passamos apressados. Pelas ruas da cidade. Merecemos ler as letras e as palavras de gentileza ... O mundo é uma escola. A vida é um circo. Amor palavra que liberta. Já dizia o profeta”.

 

O profeta Gentileza tornou-se uma personalidade no Rio de Janeiro. Ele nasceu em 11/04/1917 em Cafelândia (SP), residiu no Rio de Janeiro e faleceu em 28/05/1996 em Mirandópolis, região de Araçatuba (SP).

 

O profeta em questão partiu da existência terrena, mas deixou como legado suas ideias. Uma delas é o assunto gentileza. Esta é uma característica humana que pode significar ou englobar afeto, simpatia, generosidade, empatia ou amor. Ser gentil é agir de forma nobre, distinta ou amável.

 

A gentileza é algo contagiante e faz bem para quem a exerce e para quem é destinada. Ela estreita laços e forma conceito benéfico da pessoa que assim age.

 

A grosseria ou a estupidez, ao contrário, geram desarmonia e o afastamento entre pessoas. Treze (13) de novembro é conhecido mundialmente como o Dia da Gentileza, sendo a data oficializada no Japão.

 

Enfim, o profeta oriundo de nossa região deixou um ensinamento de amor ao promover e difundir para o Brasil e ao mundo a importância da gentileza. Cultivemos, assim, a sua prática.

 

Adelmo Pinho é promotor de Justiça em Araçatuba (SP)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.