Anunciante
“SUJE-SE GORDO” CONTO DE MACHADO DE ASSIS INSPIRA REFLEXÕES SOBRE JUSTIÇA

Na crônica da semana promotor de Justiça, Adelmo Pinho, aborda que aplicação da justiça requer, necessariamente, a imparcialidade do julgador na análise dos fatos e das provas do processo

Anunciante

No conto “Suje-se Gordo!”, de Machado de Assis, o narrador descreve julgamentos da época pelo Tribunal do Júri. No primeiro julgamento do conto, o acusado era um rapaz simples, que furtara pequena importância em dinheiro, tendo, inclusive, confessado o delito.

 

Por maioria de votos, ele foi considerado culpado pelo júri popular, principalmente pela influência de um dos jurados, “Lopes”, que fundamentou seu voto e a culpa do rapaz, verbalizando: “por uma miséria, duzentos mil réis! Suje-se gordo! Quer sujar-se? Suje-se gordo!”.

 

Ocorreu que tempos depois o narrador e jurado participou de um outro julgamento, em que o acusado era um caixa de um banco, que subtraíra deste, grande importância em dinheiro. Esse acusado, porém, perante o júri, manteve-se altivo e calmo.

 

O promotor dizia que o comportamento desse acusado significava a “revelação calma do cinismo”, enquanto a defesa sustentava que “a calma e a demonstração de confiança do réu revelavam a sua inocência”.

 

O narrador votou pela condenação do grande larápio, ficando, porém, surpreso, ao constatar que se tratava do mesmo “Lopes” que, como jurado, condenara o rapaz pelo furto de pequeno valor, com a fundamentação: “quer sujar-se? Suje-se gordo!”.

 

Nesse segundo julgamento, na sala secreta, o desfecho do júri, por maioria, foi pela absolvição de “Lopes”, apesar de a prova ser bastante consistente para a condenação. Conto machadiano de excelência, pois.

 

A reflexão que dele se extrai é que a justiça não pode ser relativizada, para que o julgador decida motivado por interesse pessoal – que é diferente de convicção, desprezando-se a prova do processo.

 

“Lopes” proferiu seu veredito contra aquele rapaz no primeiro julgamento para condená-lo, não com base na prova dos autos – que poderia ser suficiente ou não, mas com lastro no conceito deturpado, de que “o rapaz sequer sabia roubar” e mereceria, então, ser condenado.

 

Por outro lado, “Lopes” se considerava esperto, por “saber roubar”, apropriando-se de grande quantidade em dinheiro do banco e acreditava, assim, estar acima da lei, menosprezando a justiça.

 

A aplicação da justiça requer, necessariamente, a imparcialidade do julgador na análise dos fatos e das provas do processo. Em sendo caso de condenação, esta deve atingir a todos os infratores da lei, sem distinção ou preconceito. A justiça, assim, não pode ser seletiva, com a punição exemplar do pequeno criminoso, enquanto se safa o grande malfeitor, detentor de poderio político ou econômico.

 

Talvez tenha pensado o grande mestre, Machado de Assis, ao escrever tal conto: “no Brasil, condenar ladrão de galinha é fácil, difícil é punir os “Lopes” da vida.

 

Adelmo Pinho é promotor de Justiça em Araçatuba (SP).

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.