Anunciante
OPINIÃO FELICIDADE

“A interpretação ou o modo de encarar um problema, também pode ajudar na busca da felicidade”, observa o promotor de justiça, articulista e escritor, Adelmo Pinho

Anunciante

Vários autores de livros e artigos pregam a existência de fórmula para a felicidade, como se houvesse um caminho ou etapas a percorrer para atingir esse objetivo.

 

A Felicidade é um estado de espírito ou está na genética humana? Numa entrevista, Clóvis de Barros Filho, professor e filósofo, afirmou que: “Felicidade não tem fórmula, pois cada pessoa é única”. Leandro Karnal, historiador, entende da mesma forma.

 

Pensemos: uma mesma situação fática que traz alegria a determinada pessoa, não necessariamente trará à outra.

 

Se o Palmeiras ganhou o Campeonato Brasileiro em 2023 e o Corinthians não, a torcida daquele time ficou feliz – eu inclusive - enquanto a deste, triste. Perceba-se que o fato (evento) é o mesmo, mas um lado ficou feliz e o outro não.

 

Como pensou Schopenhauer: o ser humano é movido pelo desejo ou interesse.

 

É assim: um quer que chova, outro que faça sol ... Disse sabiamente Marco Aurélio, filósofo: “A felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos”. Se penso coisa boa, acontece coisa boa. Se cultuo coisas ruins, acontecem coisas ruins.

 

“Somos o que pensamos”, disse Buda. A interpretação ou o modo de encarar um problema, também pode ajudar na busca da felicidade. O filme “A Vida É Bela” é ótimo exemplo disso. O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália Fascista, em que o judeu Guido Orefice tenta esconder seu filho dos nazistas e da consciência dele os horrores do Holocausto. A mensagem do filme consistiu na maneira lúdica de o pai mostrar ao filho a felicidade, mesmo diante de uma tragédia ou adversidade.

 

Uma pesquisa da Universidade de Harvard há quase oito décadas tenta responder à pergunta: o que realmente nos faz felizes? Essa pesquisa acompanhou jovens desde o ano de 1938, analisando 700 rapazes entre estudantes da universidade e moradores de bairros pobres de Boston, monitorando seu estado mental, físico e emocional durante toda a vida: e continua com seus descendentes – homens e mulheres.

 

O atual diretor do estudo em Harvard (4º desde o início da pesquisa), é o psiquiatra americano Robert Waldinger, que também é sacerdote zen. Disse Waldinger sobre os resultados da pesquisa à BBC: “Há muitas conclusões deste estudo. Mas o fundamental, que ouvimos uma vez ou outra, é que o importante para nos mantermos felizes e saudáveis ao longo da vida, é a qualidade dos nossos relacionamentos”.

 

Para Waldinger, uma relação de qualidade é aquela em que você se sente à vontade e seguro, porque você pode ser você mesmo. Ser você mesmo, antes, como pressuposto, é conhecer-se ... Ana Beatriz Barbosa, psiquiatra, autora do livro Felicidade, explica que cerca de trinta por cento da nossa felicidade vem da genética, através de neurotransmissores – mensageiros químicos liberados pelos neurônios, substâncias que produzimos e nos fazem felizes, como a serotonina, gaba e ocitocina.

 

A especialista explica, por exemplo, que sem a ocitocina, ninguém consegue ter a sensação do amor. Certamente, ninguém é feliz o tempo todo e não existe relacionamento perfeito. Muitos pensadores sustentam que o distanciamento entre a ciência e a filosofia causa infelicidade.

 

 

Parece, assim, que a nossa genética, a qualidade dos relacionamentos e do pensamento, o lidar com o desejo, o autoconhecimento, o amor ao Divino e ao próximo são determinantes para sermos mais ou menos felizes.

 

Adelmo Pinho é promotor de justiça em Araçatuba (SP), articulista e escritor

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.