Anunciante
ANÁLISE QUEM É SÁBIO OU SÁBIA? COMO SE CONCEITUAR UMA PESSOA SÁBIA?

Penso que sábia é a pessoa que busca a verdade, a qualquer custo, mesmo contrariando a tudo e a todos, escreve o promotor de Justiça, Adelmo Pinho, na coluna semanal Reflexões

Anunciante

Quem é sábio (a)? Como se conceituar uma pessoa sábia? Sabiedade, necessariamente, significa erudição? Uma pessoa erudita pode não ser sábia? Uma pessoa analfabeta pode sê-lo? A sabiedade é inata? Um (a) sábio (a) possui como pressuposto o acúmulo de conhecimento formal ou curricular? Toda pessoa sábia é onisciente (possui todo o saber)? Ficam as indagações para a nossa reflexão.

 

Na Grécia antiga, sábio (a) era alguém que atingia a sabedoria, segundo os critérios da época. O filósofo Sócrates (século IV, a.C), foi considerado o “sábio dos sábios” da Grécia. O curioso, é que Sócrates não foi alfabetizado, pois teve origem em uma família simples, sem acesso à escola.

 

Adolf Hitler, precursor do nazismo, segundo a história, era pessoa afeta a muita leitura, inclusive das obras de Nietzsche (filósofo alemão). No entanto, a história também fala por si sobre Hitler. Erudito ou não, ele não foi sábio, ao contrário, cuidou-se de um detentor do mal, ou um “demônio caído” neste mundo.

 

À luz da Bíblia, em hebraico, sábia é a pessoa que “toma decisões inteligentes”. Jesus Cristo, segundo parte dos historiadores, sequer foi alfabetizado, mas, é considerado o maior dos sábios, pois difundiu a sua fé, divindade e o amor para a humanidade. Mas, na nossa sociedade atual, que pessoa pode ser considerada sábia?

 

Sabiedade, parece-me, possui relação com o bem, ou com aquilo que é moderado e ético. A pessoa comum pode ser sábia, ou somente os (as) grandes personagens da história? Penso que sábia é a pessoa que busca a verdade, a qualquer custo, mesmo contrariando a tudo e a todos. Sábio (a) é também quem persegue o que é justo, mesmo quando a justiça institucionalizada negue.

 

Sábio (a) é quem sabe que “ser”, é mais importante do que “ter”. Sábio (a) é quem educa os filhos para se tornarem cidadãos de bem na sociedade, mesmo diante das adversidades e dificuldades. Sábio (a) é quem não desiste dos seus ideais, mesmo convivendo num mundo com injustiças, deslealdades e maldades.

 

Sábio (a) é quem, mesmo diante do desemprego, da guerra ou da fome, consegue manter a esperança, de que dias melhores virão, sem recorrer a meios ilícitos, para o sustento de sua família. Sábio (a) é quem socorre ao próximo – muitas vezes sem o conhecer, sem esperar retribuição. Sábio (a) é quem dá a mão ao seu algoz, sem o julgar, quando este se vê caído. Sábia é a pessoa que consegue continuar a viver e “sair da cama”, mesmo quando um ente querido lhe é tirado precocemente desta vida. Sabiedade é mais o “escutar”, do que o “verbalizar”.

 

Sábio (a) é quem sabe, que nada sabe. Sábia é a pessoa que constrói seus projetos e sonhos no hoje, porque o amanhã pode ser tarde ou nem mesmo existir.

 

Adelmo Pinho é promotor de Justiça em Araçatuba (SP).

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.