Anunciante
DICA DE PASSEIO RECIFANDO

Na coluna REFLEXÕES desta semana, o promotor de justiça, articulista e escritor Adelmo Pinho conta sua experiência em Recife (PE) e exalta cultura do local

Anunciante

Ano novo, desejo saúde e alegria a todos, novos projetos, fé e esperança, bola para frente!

 

Ao final do ano passado (2023) estive em Recife (PE) numa viagem de férias com a família e amigos. Fomos em várias praias de Pernambuco, em especial Boa Viagem (Recife) e Porto de Galinhas. Chamou a atenção a limpeza das praias e o tratamento acolhedor aos turistas.

 

Turismo organizado, clima bom, natureza e pessoas belas ... A culinária de Recife é tudo de bom: carne de sol, buchada, sarapatel, arrumadinho, bolo de rolo, caipirinha de carambola ... Os preços dos produtos e serviços são acessíveis; bom custo-benefício.

 

O “centro velho” de Recife, no “marco zero” é um lugar maravilhoso, com dezenas de prédios seculares restaurados e restaurantes com comidas típicas de Pernambuco. Percebi no local a presença de pessoas de todas as classes sociais, etnias e gêneros, interagindo e se divertindo, sem conflitos.

 

O instituto Brennand, em Recife, não pode deixar de ser visitado: a obra mais conhecida de Brennand é a Coluna de Cristal com 32 metros, localizada na área central da cidade, um dos símbolos da capital Pernambucana.

 

No centro velho de Recife está a primeira sinagoga – templo religioso judaico – das Américas, construída no século XVII, com exposição de achados arqueológicos do período holandês no Brasil.

 

Também visitamos a grande Livraria Jaqueira, no Recife Antigo, onde reencontrei a bela obra Gambé, do escritor e confrade, Fred Di Giacomo Rocha (membro da Academia Penapolense de Letras) com outros clássicos da literatura brasileira. Pernambuco, enfim, é um dos berços culturais do país. Personalidades como Ariano Suassuna, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e Carlos Pena Filho nasceram ou viveram em Pernambuco.

 

O trânsito em Recife é conturbado, como o de toda capital de estado, mas suportável. Saímos a passeio pela cidade várias noites sem qualquer incidente, seguros. A cordialidade do recifense nos fez sentir em casa. Difícil foi voltar ... Enfim, Pernambuco (Recife em específico), a par de sua importância para a história do Brasil e para a cultura nacional, é uma ótima opção para turismo ou para se fixar residência.

 

Adelmo Pinho é promotor de justiça em Araçatuba (SP), articulista e escritor

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.