Anunciante
OPINIÃO RENATO RUSSO: O AMOR!

Música composta por Renato Russo em 1989 é tema da Coluna REFLEXÕES, assinada por Adelmo Pinho

Anunciante

O ignorante sempre precisa ter humildade em admitir que não sabe. Coloco-me nessa condição, certamente. Estava em casa num domingo de manhã chuvoso, ouvindo um grande sucesso da Legião Urbana, cuja tema principal da canção é o amor.

 

Composta por Renato Russo em 1989, linda a canção em todos os sentidos. Já tinha ouvido a música dezenas de vezes, mas, pensei: qual o nome dela? Aí me veio a surpresa: o nome da canção, ao menos aparentemente, não tinha relação com amor.

 

Ledo engano ... Sabia que Renato Russo teve inspiração na Bíblia ao fazer a letra dessa canção, mais precisamente na Epístola (carta) do Apóstolo Paulo aos Coríntios (capítulo 13, do Novo Testamento).

 

Daí, fui pesquisar um pouco mais. O nome da canção é Monte Castelo. Monte Castelo é o nome de uma região da Itália, situada ao norte do país. Lá ocorreu, durante a segunda guerra mundial, a Batalha de Monte Castelo, em que brasileiros se aliaram aos soldados estadunidenses para expulsar os nazistas da Itália.

 

Mas, continuei na ignorância: qual a relação dessa batalha com a letra da música? E o amor, que ligação possui com tal nome? Pois bem. Existe informação no sentido de que a música foi composta por Renato Russo para homenagear um parente que lutou em Monte Castelo. O compositor, em parte da letra, inspirou-se na Carta do Apóstolo Paulo, fazendo algumas alterações, como substituir a palavra “caridade”, tema principal da Epístola, por “amor”. E mais. Renato Russo inspirou-se, também, em Camões, no poema Com amor (11º Soneto de Camões), que trás na primeira estrofe: Amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer (repetida na música).

 

No caso, tanto o poema de Camões como a canção de Renato Russo procuram explicar o amor através de ideias contrárias (antítese).

 

Vejo a canção de Renato Russo como uma forma de propagação do amor, seja quando substituiu o tema bíblico apostólico “caridade” por “amor” na letra da canção (caridade é amor ...), seja quando reproduziu nela trechos do lirismo do poema de Camões.

 

Depois da prazerosa pesquisa, minha ignorância foi recompensada! Enfim, a bela canção finaliza com a profunda mensagem: é só o amor que conhece o que é verdade! Fantástico, genial e divino!

 

Adelmo Pinho é promotor de justiça em Araçatuba (SP), articulista e escritor

 

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.