Anunciante
BEST-SELLER ‘LINGUAGENS DO AMOR’ TRAZ LIÇÕES PARA BOA CONVIVÊNCIA

Na coluna Reflexões da semana o promotor de Justiça, Adelmo Pinho, dá dica de leitura e analisa o best-seller do autor Gary Chapman

Anunciante

“Linguagens do amor” é um Best-seller do New York Times, de autoria de Gary Chapman, com a mensagem: “Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge”.

 

O autor identificou cinco formas pelas quais as pessoas expressam e recebem as manifestações de amor: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviços e toque físico.

 

Conforme o autor, palavras de afirmação são aquelas que edificam e expressam o amor emocional. Elogios, por exemplo.

 

Sobre o tempo de qualidade, pode se tratar de um jantar ou um passeio com o cônjuge num final de semana.

 

O autor dá as seguintes dicas para um bom relacionamento entre o casal para o “tempo de qualidade”: Mantenha contato visual com seu cônjuge enquanto ele estiver falando; não faça outra coisa enquanto escuta; preste atenção na emoção dele nesse momento; observe sua linguagem corporal – pode verbalizar uma coisa, mas o corpo diz outra; e não o interrompa (pesquisas recentes indicam que uma pessoa costuma ouvir por apenas dezessete segundos antes de interromper).

 

Presentes é outra forma de expressão de amor ao cônjuge. Atos de serviço são classificados pelo autor como sendo as atividades que um cônjuge reclama que o outro não faz, gerando conflito sobre isso.

 

Assim, se você fizer o ato de serviço que seu cônjuge sempre se queixa a seu respeito, será um ato de amor, talvez com efeito melhor do que dar um presente.

 

O toque físico é outra forma de expressão do amor de um cônjuge a outro. Andar de mãos dadas, beijar e abraçar são formas de comunicar amor emocional ao seu cônjuge.

 

Ponto interessante do livro é quando o autor pontua que o casal deve descobrir qual a “linguagem do amor primária” do seu cônjuge, ou seja, dentre as cincos manifestações de amor (palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico), necessário identificar qual (ou quais) delas é a de cada um.

 

Para o autor, a identificação dessa linguagem do amor primária é fundamental para a boa convivência e a manutenção do relacionamento entre o casal.

 

Enfim, uma obra recomendável para leitura. 

 

* Adelmo Pinho é promotor de Justiça em Araçatuba (SP)


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.