Estreante na Câmara de Araçatuba, o vereador Luiz Boatto Filho (MDB), carrega no DNA e na memória a política partidária e a militância exercida pelo seu pai Boatto, que também foi vereador na cidade e faleceu a pouco tempo vítima de câncer. No entanto, uma figura da política local tem marcado presença no cotidiano parlamentar do estreante. Trata-se do ex-vereador Rosaldo de Oliveira, defensor das causas animais na cidade, que abraçou a campanha de Boattinho no pleito passado, o ajudando a conquistar cadeira no Legislativo local. Os dois têm em comum a luta pela proteção dos animais no município.
“Castramóvel”
Rosaldo, de longa data, desenvolve em Araçatuba um sério trabalho voltado aos cuidados com os animais. Foi dele a iniciativa, enquanto vereador, de lançar o primeiro e único “Castramóvel” que a cidade já teve até hoje. Também foi e é responsável por recolher e dar abrigo a animais que são vítimas de maus-tratos ou que simplesmente são abandonados pelas ruas da cidade.
Mais atenção
A aliança política de Rosaldo e o vereador Boatto tendo a fazer com que Araçatuba volte a ter atenção em áreas que ficaram descuidadas nos últimos anos. A volta do “Castramóvel” é uma das metas do sindicalista, que já discute com o parlamentar caminhos para que o equipamento volte a rodar pela cidade, oferecendo serviços de castração de cães e gatos na tentativa de conter superpopulações destes animais.
Colaboração política
Na atual legislatura na Câmara de Araçatuba, o primeiro projeto apresentado é de autoria de Boatto. Cria um fundo próprio para cuidar do bem-estar dos animais na cidade. É uma iniciativa que foi amplamente discutida entre Rosaldo, Boatto e demais protetores do grupo que eles integram. “A minha intenção em estar ao lado do vereador é ajudá-lo a criar políticas voltadas para esta causa. Sabemos que tantas outras pessoas levantam essa bandeira, mas temos os nossos planos e objetivos a alcançar, sempre destacando o papel do vereador, que chegou a seu primeiro mandato com a ajuda que recebeu do nosso time de cuidadores e protetores de animais”, diz Rosaldo.