O UniSALESIANO promoverá seu 2º C.I.T.E. (Congresso Internacional de Tecnologia na Educação), nos dias 13 e 14 de outubro deste ano, com a expectativa de superar o sucesso da primeira edição, com aproximadamente um milhão de interações e a participação de vários países.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site congressounisalesiano.com.br.
Seguindo os moldes do 1º C.I.T.E., em 2021, o evento online contará com mais de 90 palestras das áreas da Saúde, Sociais, Tecnológicas e Exatas, que estarão disponíveis para toda a comunidade discente e docente do UniSALESIANO, e aberto para todo o mundo, por meio de uma parceria de divulgação com a Rede IUS – Instituições Salesianos de Educação Superior.
Serão dois dias de muita informação e conhecimento, com presença de dois grandes nomes atuais, linkados à Internet no Brasil.
Na abertura, dia 13 de outubro, o geofísico Sérgio Sacani, conhecido nome nos Podcasts do Brasil, ministrará palestra com o tema "Tecnologia e Redes Sociais: como potencializar o processo educativo".
Sacani, que é pesquisador nato, formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai mostrar como a Internet potencializou o seu trabalho.
Já no dia 14 de outubro, será a vez de Ivan Moré, jornalista, empreendedor e podcaster, que abordará o tema "Desobediência Produtiva".
TRANSFORMAÇÕES
O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, André Ornellas, um dos idealizadores do evento, ressalta que o sucesso do evento é graças às transformações e novos hábitos que abriram novas possibilidades, conexões e acesso às novas formas de educação e compartilhamento de conhecimento. "A tecnologia mostrou o quão importante são as pessoas. E irá mostrar, novamente, com a segunda edição", completou.
O Reitor e Diretor-Geral do UniSALESIANO Lins, padre Paulo Fernando Vendrame, disse que a Instituição foi capaz de descobrir um novo caminho para utilizar as ferramentas relacionadas à realidade virtual com foco em sua missão educacional. "Com o Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, é possível proporcionar um meio de formação humana e profissional", comentou.
Padre Paulo acrescentou que a ação pedagógica do UniSALESIANO é inspirada por um grande educador e santo, chamado Dom Bosco. "Além de educador, foi um exímio comunicador em seu tempo. Dom Bosco soube usar de todas as ferramentas de comunicação, de tecnologia do seu tempo, em favor da educação. Isso nos inspira hoje e nos inspirará sempre", ressaltou.
Por sua vez, o Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, padre Erondi Tamandaré, destacou que o intuito do C.I.T.E. é inserir, estimular e refletir sobre a importância da Tecnologia na Educação e no cotidiano da vida real da sociedade.
"A adesão nacional e internacional do evento e sua repercussão na sua 1ª edição, demonstram que o UniSALESIANO, como toda Organização, está em diálogo com a sociedade, através dos meios e linguagens próprios de se tempo, que constrói uma realidade futura a partir das respostas que damos hoje", comentou, ao frisar que a base de todo o trabalho é a mesma e está fortalecida para que os objetivos sejam alcançados. "Ou seja, a preparação dos sujeitos e agentes protagonistas de nossa sociedade."