Anunciante
ARQUITETURA UNISALESIANO ACADÊMICOS VISITAM CASACOR E EDIFICIOS DA CAPITAL PAULISTA

Objetivo da visita técnica é ampliar o repertório projetual dos alunos

Anunciante

O Curso de Arquitetura do UniSALESIANO retomou as visitas técnicas após dois anos de paralisação devido à pandemia. De forma empolgante e animada, os acadêmicos viajaram para São Paulo, no dia 20 de agosto, para visitarem a CASACOR e edifícios importantes da arquitetura paulista.

 

O objetivo da visita técnica, segundo o docente Márcio Fontão – que acompanhou os acadêmicos na viagem – é ampliar o repertório projetual dos alunos, tanto pela visita a prédios icônicos, quanto à CASACOR, que é um evento para divulgação de produtos da construção civil.

Fontão contou que a visita começou às 6h, no Mercado Municipal de São Paulo, passando pelo edifício Martinelli, edifício Altino Arantes, Catedral da Sé, Centro Cultural Vergueiro, Casas das Rosas, SESC Paulista, MASP e, por fim, a CASACOR.

 

"Os acadêmicos viram, pessoalmente, edifícios históricos. Discutimos sobre estratégias de restauro, linguagem estética do século XIX, arquitetura moderna brutalista e uso de estruturas metálicas na arquitetura", citou.

De acordo com Fontão, é fundamental que o acadêmico possa conhecer presencialmente os edifícios que estuda nas disciplinas de história da arquitetura, restauro, patrimônio histórico, estabilidade das construções, entre outras. "Quanto à visita à CASACOR, é importante para o aluno estar por dentro das soluções, materiais, produtos que a indústria disponibiliza para o projeto arquitetônico", completou.

 

FORMAÇÃO

O Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil do UniSALESIANO, professor Giuliano Pincerato, ressaltou que essas visitas técnicas são imprescindíveis para o aprendizado e formação profissional, pois conseguem unir a teoria associada à prática. "Sendo assim, a CASACOR é um marco para a construção civil como um todo, parceiros, materiais de construção, novas tendências, entre outras que estão em alta. Os alunos ficaram muito motivados e felizes", frisou.

 

Além dos acadêmicos matriculados no Curso de Arquitetura do UniSALESIANO, participaram da visita técnica ex-alunos, acadêmicos de outras instituições, e profissionais da área.

O diretor-geral do UniSALESIANO Araçatuba, padre Erondi Tamandaré, afirmou que a acolhida e o acompanhamento fazem parte da pedagogia salesiana e de sua espiritualidade. "É neste momento que acolhemos e acompanhamos, através de transmissão de conhecimento, monitoramento, de um vínculo afetivo e associativo, onde transmitimos valores éticos, morais e também acadêmicos", disse padre Erondi, ao completar que princípios como esses motivam a pessoa a fazer uma síntese para ser levada para toda vida.

 

"Por isso uma grande parte dos acadêmicos, de modo especial, os que vêm ou que são de outras instituições, chegam no UniSALESIANO e sentem esse impacto de acolhida salesiana que vem desde a época de Dom Bosco, a chamada assistência, ou seja, assistimos a quem aqui chega", explicou.

 

Confira abaixo os depoimentos de quem participou da atividade:

Sofia Bastos Picheli – 6º termo de Arquitetura

A nossa visita técnica até São Paulo foi muito proveitosa, pois pudemos ver de perto muitos dos assuntos que falamos dentro da sala de aula; muitas passagens históricas que influenciam na Arquitetura e no Urbanismo, atualmente. Os professores foram impecáveis na hora das explicações, foi muito legal e interessante ouvi-los. Espero poder fazer mais visitas como essa, no decorrer da graduação. São enriquecedoras.

 

Tiago Torres – 8º termo de Arquitetura

Visitar a CASACOR e alguns pontos históricos de São Paulo foi incrível, uma experiência proporcionada pelo Curso de Arquitetura e pelo UniSALESIANO, que valeu a pena. O Coordenador, Giuliano Pincerato, o professor Márcio Fontão, a professora Ariadine Bruno, e o professor Rogério Tadeu Ramiro, nos guiaram muito bem e nos passaram informações importantíssimas sobre a cidade e sobre o evento. A visita ao CCSP (Centro Cultural de São Paulo) foi linda, conhecer uma obra como esta, onde vimos a arquitetura High-Tech e um pouco do brutalismo, foi de grande valia. Já era conhecedor de um pouco da história dele e sobre sua implantação, mas visitá-lo, pessoalmente, foi fantástico.

Podemos visitar também o Japan House, local que mostra um pouco sobre a cultura japonesa e com um projeto arquitetônico incrível. A Casa das Rosas não tenho nem o que falar, local que nos mostra um pouco sobre a arquitetura antiga de São Paulo, prédio tombado e em restauro para em breve reabrir com sua história preservada e restaurada, mostrando um pouco de como viviam os grandes fazendeiros que começaram a história da cidade.

A CASACOR estava impecável, tendências, cores e formas em grande destaque, mostrando para nós, estudantes, como a arquitetura e o design de interiores estão em constante evolução. Tecnologia, cores e muitos materiais utilizados ali foram novidades para mim. Gostaria de agradecer por essa visita que nos deu muita informação e novas experiências. Já estou ansioso para a próxima viagem.

 

Madalena Vidal Francisco, 2º termo de Arquitetura

Eu amei participar da viagem para São Paulo porque nunca tinha ido para lá pra fazer um roteiro de visitas igual ao que fizemos e também porque foi a primeira vez que visitei a CASACOR. Vimos diversos tipos de arte, incluindo os diferentes tipos de arquitetura que nós temos abordado em sala de aula. Foi extremamente proveitoso pra mim porque estou fazendo o primeiro ano de arquitetura, logo, é muito necessário ter essa visão das variedades e possibilidades arquitetônicas existentes que, sem dúvidas, inspiraram cada aluno que participou da visita. Espero que venham muitas mais!

 

Ana Laura – acadêmica de Arquitetura de outra instituição

Obrigada Giuliano, por cuidar dos seus alunos como se fossem filhos e até mesmo de nós, que mesmo não sendo alunas da instituição, fomos muito bem guiadas e acolhidas por você. Obrigada Juliana, pela excelência na organização – invista nisso, você leva jeito! Obrigada Ariadine, por ser maravilhosa e esbanjar conhecimento. Obrigada Ramiro, por ser também tão acolhedor conosco. Obrigada Márcio, por guiar-nos ao conhecimento e fazer essa viagem ser inesquecível, como todas as suas aulas são. Por fim, finalizo agradecendo a todos e aos alunos. Espero poder ir com vocês mais vezes, pois superaram nossas expectativas e nos trouxeram ótimos momentos e novas amizades. Adorei todos vocês.


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.