Os alunos do 2º ano do ensino médio do colégio Salesiano de Araçatuba visitaram um supermercado da cidade, no início do mês, e analisaram os preços de produtos selecionados por eles. O objetivo foi entender a matemática financeira, estrutura de ganhos, bem como a programação de um orçamento familiar.
A atividade, chamada de "Estatística Aplicada ao Cotidiano", é ministrada pelo professor de Matemática, Fabricio Leonardi, com o apoio da Coordenação Pedagógica do Colégio.
"A atividade tem a intenção de despertar no aluno um olhar crítico e o domínio dos cálculos. Ao longo deste ano, eles voltarão ao mesmo supermercado, pelo menos quatro vezes, para comparar os valores dos mesmos produtos com o índice de inflação divulgado pelo governo", explicou.
Segundo Fabrício, dessa forma, os estudantes conseguem entender e interpretar, de maneira correta, esses índices divulgados pelo governo. Outro olhar é voltado à matemática financeira familiar, estrutura de ganhos, bem como a programação de um orçamento familiar.
"Queremos dar uma dimensão a eles sobre os índices de inflação que, às vezes, os oficiais não são os mesmos do que os de casa porque a cesta de produto consumida é outra. Por exemplo, se o meu orçamento fosse composto só por chocolate e esse produto tivesse um aumento de 100%, em um mês, ia dizer que a inflação seria de 100%, diferente ao índice atual divulgado pelo governo, que é de 3,5%", disse.
Conforme Fabrício, com essas visitas ao supermercado, os alunos conseguirão entender que essas taxas variam de acordo com a cesta de produto de cada família. "Além do mais, eles passarão a ter noção dos gastos que a família tem, principalmente, com alimentação, produtos de higiene, escolares, e assim por diante", completou o professor, ao ressaltar que a turma está empolgada com a atividade.