A Aula Magna dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil do UniSALESIANO foi transformada em um “open innovation", traduzida em português, "inovação aberta".
Isso porque o palestrante Newton Koeke, que é diretor executivo e proprietário da Asolar, uma das pioneiras em energia solar fotovoltaica no Brasil, compartilhou com os participantes um pouco do trabalho, das estratégias e visão de mercado de sua empresa.
O evento, realizado na noite do dia 30 de março, no auditório Papa Francisco, teve como tema "A Importância e as Grandes Oportunidades da Energia Solar no Setor da Construção Civil".
Koeke apresentou o conceito técnico de forma mais prática e simples, transformando todos os fundamentos e princípios técnicos aplicados nos projetos que executa no dia a dia. "Conseguimos mostrar conteúdo diferenciado e visionário, tipo de um ‘open innovation', que é, basicamente, fazer com que as empresas e os profissionais consigam compartilhar seus ideais e potenciais", definiu.
DIDÁTICA
Segundo o Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil, Prof. Giuliano Pincerato, o palestrante mostrou quais as preocupações que os profissionais do ramo devem ter quando forem realizar seus projetos com a inclusão da energia fotovoltaica. "De maneira didática, Koeke explanou sobre as diferenças da energia solar e seus sistemas de compensação. Foi uma noite enriquecedora", disse.
Por sua vez, o Diretor-Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, salientou que a Instituição tem como um dos objetivos trazer à tona assuntos importantes para a comunidade, como a energia solar, que colabora com a sustentabilidade. "O tema abordado nessa Aula Magna condiz com a necessidade de se usar novas fontes de energia e de armazenamento para o desenvolvimento nacional", concluiu.