O Dia Mundial do Gato, animal que está presente em milhares de casas brasileiras, é comemorado pelos criadores e protetores desse animal em 17 de fevereiro. Para lembrar a data, o curso de medicina veterinária do UniSALESIANO realiza uma campanha de castração dos felinos da população carente de Araçatuba.
O objetivo, segundo a docente e diretora do Hospital Veterinário, Prof.ª Tatiane Poló, é oferecer esse procedimento com um valor abaixo do praticado no mercado e, ao mesmo tempo, proporcionar conhecimento e prática aos alunos que participarão dos atendimentos acompanhados dos professores que trabalham na unidade.
“Temos alunos dos 7º e 9º termos fazendo o treinamento técnico e que irão participar de todas as fases da castração, acompanhados dos docentes. Com isso, nossos acadêmicos poderão desenvolver a autonomia do atendimento, tomada de decisões e experiências para quando for para o mercado de trabalho”, explica Tatiane.
Os procedimentos de castração serão realizados nos dias 5, 12, 19 e 26 de fevereiro, no Hospital Veterinário. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (18) 3636-5222 e agendar consulta pré-operatória. “Podemos aumentar a disponibilização de vagas dependendo da procura da população”, diz a diretora.
O Dia Mundial do Gato foi criado por uma instituição italiana, com o intuito de ajudar a promover uma campanha contra os maus-tratos aos felinos. A ideia se espalhou por todo o mundo. Diversas ONG’s e instituições de apoio aos animais aproveitam esta data para promover a adoção de gatos abandonados, que é uma outra meta essencial.