Anunciante
EXEMPLO DISCIPLINA DE “PROJETO COMUNITÁRIO” ESTREITA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADES ACADÊMICA E SOCIAL

O intuito da Instituição com essa disciplina é aproximar os alunos da comunidade em geral

Anunciante

Propiciar aos acadêmicos vivências que envolvam a empatia nas relações sociais e possibilitem reflexão acerca de seus valores pessoais. Com essa intenção, o UniSALESIANO incluiu em sua grade curricular a disciplina chamada "Projeto Comunitário", para todos os cursos.

 

Além disso, o intuito da Instituição com essa disciplina é aproximar os alunos da comunidade em geral, possibilitando a troca de saberes e proporcionando a eles uma formação integral voltada para o bem comum.

 

De acordo com a docente Cláudia Lopes, que ministra a disciplina, a cada semestre ela será ofertada para uma área, de forma gratuita. Neste semestre (2021B), as ações foram voltadas aos cursos das Engenharias. No próximo semestre (2022A), será a vez dos cursos da área de Saúde.

 

"A Disciplina Projeto Comunitário é uma ideia social emergente de pensar e praticar ações sociocomunitárias em um processo acadêmico de relação universidade-sociedade, que tem como foco a formação integral de cidadãos conscientes e preocupados com a realidade social", explicou, ao ressaltar que a disciplina possui uma carga horária de 20 horas, sendo 4 horas de etapa preparatória e 16 horas de ações sociais.

 

Neste semestre, os alunos tiveram como opção de prática as seguintes ações: Campanha de Natal; Campanhas de Arrecadação; cartas aos profissionais de saúde; criação de vídeos temáticos: Apresentando seu Curso; criação de vídeos temáticos: Uso de Internet e aplicativos em smartphones; doação de sangue; proposta de ação alternativa; elaboração de trabalho teórico.

 

"É incrível oportunizar ao aluno a possibilidade de se inserir na sua comunidade por meio de ações sociais e de refletir o seu papel social. É o UniSALESIANO aproximando a comunidade acadêmica e comunidade externa visando à formação integral dos alunos", ressaltou Cláudia.

 

Por sua vez, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, lembrou que a missão dos salesianos é "formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes". "O UniSALESIANO tem por missão contribuir na formação ética, cristã e salesiana de cidadão, através da produção e difusão do conhecimento e da cultura", completou.

 

Por fim, o Diretor do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, destacou os valores da Instituição, que são ligados à disciplina inserida na grade de todos os cursos: amorevolezza (carinho), diálogo, ética, profissionalismo e solidariedade. "Com esta disciplina, o UniSALESIANO quer levar os acadêmicos ao encontro de novos horizontes e novos desafios, incluindo a qualificação para a cidadania, a formação voltada à responsabilidade social, oferecendo-lhes, além de conhecimento, lições de vida", concluiu.


Anunciante
O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.